Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Garcia Alvarez, dirigente multifacetado e distinguido, faleceu aos 90 anos.

Ginastica-JoséAlvarez-6-4-18Faleceu aos 90 anos José Aires Garcia Alvarez, secretário-geral do Comité Olímpico de Portugal (COP) durante os Jogos de Montreal 1976 e Moscovo 1980, segundo notícia veiculada pelo Comité Olímpico de Portugal.

Presidente da Federação de Ginástica de Portugal (FGP) por duas vezes, em 1968 e no período 1971-73, Garcia Alvarez teve a carreira desportiva sempre ligada à modalidade, na qual desempenhou várias funções, tanto na área dirigente como na do treino.

Foi ainda vice-presidente do Ginásio Clube Português, entre outros cargos, director do Departamento Gímnico e director coordenador das Actividades Desportivas Amadoras do Sporting Clube de Portugal, tendo sido também presidente do Conselho Fiscal da Federação Portuguesa de Judo.

Militar de profissão, Garcia Alvarez foi distinguido pelo ministro da Educação com a Medalha de Mérito Desportivo (Bons Serviços), em 1990; recebeu do COP o Diploma de Mérito Desportivo (1976) e a Medalha de Amizade (1993).

Possuía o estatuto de Sócio de Mérito da FGP, tendo sido distinguido igualmente com o Colar de Valor, Mérito e Bons Serviços (1982) e as medalhas de Mérito e Bons Serviços (1968) e Bons Serviços (1967).

Garcia Alvarez foi comentador especializado em Ginástica em diversos órgãos de comunicação social (imprensa e televisão).

Mais um histórico dirigente de alto gabarito do desporto português que partiu após uma passagem longa pela vida nacional, onde granjeou grande prestígio e mérito.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.