Segunda-feira 13 de Maio de 9101

Portugal na superfinal da Liga das Nações de Voleibol

Voleibol-Challenge-24-6-18Ao vencer a República Checa por 3-1, a equipa de Portugal ficou apurada para disputar a Liga das Nações 2019 (Volleyball Nations League), após vencer a Volleyball Challenger Cup.

Este «prémio», mais do que merecido para o seu percurso na Golden European League e na Challenger Cup, que este domingo terminou no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos possibilitou uma festa conjunta entre os jogadores e equipa técnica e médica e um público com um entusiasmo contagiante e motivador.

No último degrau do pódio desta competição ficou a Estónia ao vencer Cuba por 3-0 (30-28, 25-21 e 25-16) em jogo de atribuição do 3.º e 4.º lugar da Challenger Cup.

Portugal começou por perder o primeiro jogo (25-28), vencendo os três seguintes (25-22, 25-29 e 25-16), numa partida difícil mas em que os jogadores nacionais tiveram o condão de se unirem em tornou de um objectivo que há muito tempo anda a “fugir” a Portugal.

Para Hugo Silva, técnico de Portugal, “este é um momento que marca para a vida quem aqui esteve. É o momento mais importante para a Selecção Nacional, desde a vitória na Liga Europeia de 2010, pois coloca-nos no topo das equipas europeias e dá-nos o acesso à Liga das Nações.

Vai ser um desafio para nós trazer cá as grandes selecções mundiais”.

O técnico prosseguiu, afirmando que “não acredito em fórmulas milagrosas, só no trabalho diário e num querer muito grande deste grupo para deixarmos algo que fique na memória de toda a gente, que ajude a ultrapassar o estigma de que os outros são melhores do que os portugueses”.

Marco Ferreira, oposto de Portugal, salientou que “o que sentimos neste momento é muita alegria e uma enorme felicidade porque conquistámos o nosso objectivo e recompensámos todo o apoio que nos dispensaram aqueles que acreditaram sempre em nós. Creio que foi o espírito de grupo desta Selecção que permitiu alcançar esta qualificação para a Liga das Nações”.

E concluiu, dizendo que “entrámos neste jogo com muita ansiedade, mas depois mostrámos aquilo que nos define como equipa, pois somos muito aguerridos, lutadores e unidos. Agora, vamos encarar a qualificação para o Campeonato da Europa de 2019 com a mesma humildade e dedicação.”

Michal Nekola, Treinador da República Checa referiu que “hoje foi uma vitória fácil para Portugal, que apresentou um melhor sideout e um ataque bem mais eficaz do que o nosso. A meu ver, foi isso que fez a diferença neste jogo”.

Aguardemos pelo apuramento para a Liga das Nações, em 2019.

© 9102 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.