Segunda-feira 06 de Maio de 2024

Emirates Team New Zealand faz “dobradinha”

CASC2D2_0940_jdmEmirates Team New Zealand faz “dobradinha” em espectacular fim-de-semana de abertura das AC World Series em Cascais

{jathumbnail off}

Cinco equipas subiram ao pódio este Domingo no final do fim-de-semana de abertura da America’s Cup World Series – Cascais, que terminou regado a champanhe nos dois eventos realizados. No Domingo, uma imensa multidão na praia e a numerosa frota de espectadores puderam assistir, em lugares de honra, com as regatas a disputarem-se a poucos metros de terra.CASC2D2_0975_jdm

Enquanto os dois barcos asiáticos ocuparam lugares de pódio no AC 500 Speed Trial, o Emirates Team New Zealand foi o duplo vencedor do dia alcançando a primeira posição nas AC Cascais Preliminaries, após 4 regatas de frota, e sendo o mais rápido no AC 500 Speed Trial.

“Ficámos satisfeitos com os resultados”, afirma o skipper Dean Barker. “Contudo,sabemos que há muito para evoluir. É um bom espírito para começar a semana, mas temos de continuar a progredir.”

O ORACLE Racing Coutts venceu a regata longa realizada hoje, ‘roubando’ a vitória ao Emirates Team New Zealand depois de um dos tripulantes neozelandeses ter caído à água. Os “Kiwis” deram o seu melhor para manter a liderança, mas Coutts conseguiu superar a reduzida tripulação neozelandesa a poucos metros do final, dando à equipa norte-americana o triunfo na regata e o segundo lugar na geral. Os suecos do Artemis Racing foram terceiros.

No AC500 Speed Trial, os três primeiros classificados necessitaram da terceira e última tentativa para atingirem as velocidades mais altas. Os “Kiwis”, depois de duas tentativas desapontantes, foram perfeitos na derradeira percorrendo o percurso a uma impressionante velocidade média de 42.35 km/h.

Foram seguidos de perto pelo Team Korea (39.28) e o China Team (37.43), duas das equipas novas menos treinadas no catamarã AC45.Apesar da falta de tempo de preparação o skipper do China Team partilhou a sua filosofia depois de estabelecer um dos percursos mais rápidos: “Só há duas velocidades nestes barcos”, explicou Mitch Booth. “No limite ou parados!”

Mas o momento do dia foi a queda à água de um tripulante do Emirates Team New Zealand.

Winston Macfarlane, um dos grandes grinders a bordo, foi atirado borda for a depois de uma rondagem de bóia feita a alta velocidade. Macfarlane estava num molinete quando a manivela se soltou. Resultado: CAS_1724_jdmperdeu o equilíbrio ao mesmo tempo que o barco acelerava para rondar. Enquanto Macfarlane nadava em segurança e subia para um barco de apoio, Barker e o resto da equipa foram obrigados a cumprir o resto da regata com menos um tripulante.

Navegando a segunda metade da regata apenas com 4 homens representou que o trabalho de equipa fosse mais lento e houvesse menos peso na borda.

O ORACLE Racing Coutts sentiu o “cheiro a sangue” e, na última perna, atacou os vulneráveis “kiwis” tirando-lhes a vitória nos momentos finais da regata.

Apesar de derrotado na regata, o Emirates Team New Zealand alcançou uma “dobradinha” histórica no dia de hoje, lançando com muito estilo a sua campanha para a 34th America’s Cup

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.