No fim da primeira jornada, os ‘eternos rivais’ são os clubes que estão em vantagem nos Nacionais de Sub-20 em Pista Curta, que decorrem no Fórum Braga, em pista curta.
Na secção feminina, o Sporting assegurou uma vantagem de 16 pontos para a Juv. Ilha Verde, e nos masculinos, o Benfica lidera com 54 pontos.
Destaque, nos resultados, para o recorde nacional de Carolina Ventura durante as eliminatórias dos 60 metros. O dia terminou com os 400 metros masculinos e a vitória de Pedro Afonso.
Depois das seis disciplinas realizadas no Fórum Braga, o Sporting é o líder isolado da classificação provisória, com 52 pontos, mais 16 que a Juventude Ilha Verde. As leoas só venceram nos 400 metros, a cargo dos 55,98 segundos de Margarida Oliveira, mas bastou para terminarem a primeira jornada na frente.
Nota para o recorde nacional sub-18 nos 400 metros de Isabel Serras, atleta do Vitória SC, que cumpriu a prova em 56,32 segundos.
A tarde começou com o recorde de Carolina Ventura nas eliminatórias dos 60 metros. Os 7,40 segundos são, agora, a nova melhor marca do país nas categorias Sub-18 e Sub-20. Mais tarde, na final, a benfiquista também venceu a prova, mas completou-a em 7,41 segundos – sendo a única que o Benfica ganhou.
Nas restantes disciplinas, destaque para a Juventude Ilha Verde que levou a melhor em duas disciplinas: Salto em Altura (Natacha Candé – 1,69 metros) e 3000 metros marcha (Helena Rodrigues – 13:41,50 minutos).
A crónica favorita da UD Várzea, Mariana Moreira, não deixou a desejar e venceu os 1500 metros, cronometrando 4.41,68 minutos, vencendo pela terceira vez consecutiva. Por fim, Maria do Carmo Lúcio, da Ass. Salesianos, venceu o Salto em Comprimento, com 5,59 metros.
A classificação provisória coloca o Sporting (52 pontos), Juventude Ilha Verde (36) e Juventude Vidigalense (29) no pódio.
Se na categoria feminina há um líder isolado com folga, nos masculinos não é bem assim. O Benfica lidera, mas só tem mais sete pontos que o Sporting, segundo colocado, ao fim das seis provas deste sábado.
Os encarnados venceram duas provas: Salto com Vara (Denis Hrabar – 4,63 metros) e 400 metros (Pedro Afonso – 49,38 segundos).
As outras quatro disciplinas foram conquistadas por quatro clubes diferentes, mostrando a competitividade que existe nesta competição. O Papa Léguas de Famalicão levou a melhor nos 60 metros (José Ribeiro – 6,90 segundos), a Juventude Vidigalense venceu os 5000 metros marcha (David Ferreira – 21:40,67 minutos), o Maia AC cronometrou menos tempo nos 1500 metros (Rodrigo Azevedo – 4:01,59 minutos) e o CDC Priscos voou no Salto em Comprimento (Tiago Matos – 7,05 metros). A classificação provisória coloca o Benfica (54 pontos), o Sporting (47) e Juventude Vidigalense (38) no pódio.
Domingos Castro visitou infraestruturas afetadas pelas tempestades em Leiria, Pombal e Estádio do Vale do Jamor
O presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Domingos Castro, esteve esta em Leiria e Pombal para verificar in loco os danos provocados pelas recentes tempestades em duas infraestruturas-chave do atletismo nacional.
Em Leiria, a comitiva deslocou-se ao Centro de Lançamentos, um dos polos de treino e competição mais relevantes do país, onde foram identificados estragos significativos tanto no interior como no exterior do complexo, que comprometem a normal atividade de atletas e treinadores nos próximos tempos. A visita contou com a presença de João Bernardo, Joana Ramos, Rafael Correia, do vereador Carlos Palheira e de Luís Carvalho.
Já em Pombal, Domingos Castro visitou o Expocentro, onde funciona a pista coberta, também gravemente afetada pelo mau tempo. No local, o presidente da FPA reuniu-se com o presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão, avaliando soluções para uma intervenção célere que permita restabelecer as condições de treino e competição.
A FPA manifestou total disponibilidade para colaborar com as autarquias e parceiros locais, sublinhando a importância estratégica destas infraestruturas para o desenvolvimento do atletismo, num momento em que a modalidade atravessa uma fase de crescimento competitivo e organizativo.
O presidente da Federação Portuguesa de Atletismo inteirou-se também dos estragos provocados pelo mau tempo, primeiro no Centro de Lançamentos em Leiria. Depois nas instalações do Expocentro, em Pombal, onde a pista curta ficou sem condições de utilização.
O Centro de Alto Rendimento do Jamor foi também visitado na primeira de duas jornadas dos Campeonatos Nacionais de Lançamentos Longos. A competição, que reúne os melhores especialistas nacionais, termina amanhã com a atribuição dos restantes títulos em disputa.
A jornada inaugural ficou marcada por marcas de relevo e pelo domínio dos favoritos nos escalões absolutos. Entre os sub-20, a competitividade foi a nota dominante, com vários atletas a confirmarem o seu potencial no lançamento do martelo, disco e dardo. O evento prossegue este domingo, dia 22, com as provas de sub-18 e a conclusão do programa de seniores.
No martelo, a última a ficar concluída, os campeões são Catarina Flor (Sporting – 51,61 metros) e Décio Andrade (Benfica – 68,96 metros).
Nos sub-20, Clara Teixeira, da Associação Jardim da Serra, sagrou-se campeã nacional com um lançamento de 46,39 metros.
No setor masculino do mesmo escalão, a vitória sorriu a Nikita Miroshnyk, da Juventude Vidigalense, que enviou o engenho a 56,39 metros de distância.
Liliana Cá foi uma das grandes figuras do dia ao vencer a prova de Seniores com a marca de 61,88 metros, reforçando o seu estatuto de referência no lançamento do disco. Nota para Irina Rodrigues que deixou uma grande marca (58,01 metros) e ficou com a medalha de prata. Nos masculinos, Emanuel Sousa, ao serviço do Benfica, garantiu o título nacional com um lançamento de 58,23 metros.
No escalão Sub-20, Rafaela Lacerda (Ciaia) subiu ao lugar mais alto do pódio com 42,11 metros. Já Miguel Nóbrega, em representação do GD Estreito, dominou a competição masculina com
No lançamento do dardo, Leandro Ramos (Benfica) confirmou o seu favoritismo ao vencer com 76,81 metros. Destaque para o restante pódio, com Ilírio Nazaré, que está a viver um excelente momento de forma ao apresentar-se no concurso inteiro acima dos 70 metros e terminando com a prata, e João Fernandes, atleta Sub-23 do Sporting, que terminou com o bronze depois de atingir a marca dos 66,59 metros.
No setor feminino, a prova absoluta será disputada apenas amanhã, domingo, sendo a única prova que não é dos Sub-18 a realizar-se no segundo dia.
Entre os sub-20, Margarida António deu o título ao Sporting com um lançamento de 37,08 metros. Nos masculinos, Simão Duarte, da Associação Grão Vasco, foi o grande vencedor, demonstrando uma excelente consistência técnica na conquista do ouro nacional.




