Sábado 19 de Abril de 3428

Anais Moniz e Marcus Fernandes vencem Triatlo de Lisboa

triatlo_lisvoa_1A atleta do Benfica ,Anais Moniz e  o  triatleta brasileiro Marcus Fernandes foram os vencedores  terceira etapa do Campeonato Nacional de Triatlo que hoje se disputou em Belém, Lisboa.

{jathumbnail off}

Em femininos a prova foi uma das mais disputadas da temporada com as 3 primeiras (Anaís Moniz, Katarina Larsson e Estefanie Bender) a termiram separadas por pouco mais de um minuto.

Nos masculinos a prova tambem só se decidiu na sua fase final e os três primeiros classificados (Marcus Fernandes, João Serrano e Rafael Fonseca) ficaram separados por 1m27s.

A 3ª etapa do Campeonato Nacional de Triatlomarcus_f_1_masculino

Pelas 12:00 arrancou a terceira etapa do Campeonato Nacional de Triatlo com a prova masculina e feminina a serem disputadas em simultâneo mas com histórias bem diferentes: nos homens assistiu-se à eliminação de candidatos à medida que a prova se foi desenrolando, enquanto que na competição feminina a prova foi ganhando candidatas ao triunfo à medida que se aproximou do final.

No final dos 1500 metros de natação colocava-se na liderança um grupo com oito elementos dos quais quatro eram atletas da Selecção Brasileira: Marcus Fernandes, Igor Amorelli, Rafael Fonseca e Paulo Júnior. Os restantes quatro eram também atletas de Selecção (Nacional) mas que hoje competiram ao serviço dos seus clubes. Eram eles João Serrano e Vasco Pessoa dos “Águias” de Alpiarça, Pedro Mendes do Alhandra Sporting Clube e ainda João Curado do Sporting CP – St. Peters School.

Imediatamente atrás deste grupo de oito, e com uma vantagem significativa sobre as suas adversárias, surgia a líder da competição feminina Anaís Moniz (SL Benfica). Na segunda posição colocava-se a atleta brasileira Estefanie Bender e, na terceira, posição surgia Raquel Rocha (Alhandra Sporting Clube). Seguiam-se Liliana Alexandre (AMCR Fonte Grada) e Katarina Larsson (Sporting CP – St. Peters School).

No segmento de ciclismo (40Km) o andamento foi muito vivo na frente da prova e pouco a pouco o grupo foi ficando mais reduzido. João Curado e Pedro Mendes foram os primeiros a ceder e mais tarde foi a vez de Vasco Pessoa e Paulo Júnior. O ritmo foi de tal forma forte que no arranque para o segmento de corrida (10Km) ficavam apenas quatro atletas em condições de lutar pelo triunfo: Marcus Júnior, Igor Amorelli, Rafael Fonseca e o português João Serrano.

Com provas dadas no segmento de corrida (venceu a etapa de Montemor-o-Velho batendo ao sprint Pedro Palma) Marcus Fernandes colocou-se na frente da prova e paulatinamente foi ganhando vantagem para a concorrência. Atrás dele registavam-se algumas mudanças de posição mas, no final, acabou por ser João Serrano a demonstrar o seu bom momento e a conquistar o segundo lugar, atrás de Fernandes e à frente de Igor Amorelli.

ana_anaiz1Nos femininos, o segmento de ciclismo serviu para praticamente anular as diferenças construídas no primeiro segmento. De tal forma que, à entrada para a corrida final (10Km), a três primeiras classificadas seguiam juntas. No parque de transição Anaís Moniz foi a mais rápida e colocou-se na frente. Perseguiam-na Katarina Larsson e Estefanie Bender.

A competir em casa Anaís Moniz encontrou forças para ir resistir à pressão das adversárias e conquistar a terceira vitória em outras tantas etapas do Nacional de Triatlo Individual, perfilando-se como a grande candidata ao título nacional.

O Campeonato Nacional de Triatlo prossegue dentro de duas semanas em Abrantes, com a disputa da final onde os pontos valem a dobrar. À entrada para a derradeira etapa Anaís Moniz e Pedro Palma (que não participou em Lisboa) mantêm a liderança na competição.

 

© 3428 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.