Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Troféus “Francisco Stromp” abrem épocas das modalidades no Sporting

Andebol: Sporting vs FafeOs Troféus “Francisco Stromp” – um por cada modalidade de pavilhão – voltam a servir de abertura para a época oficial do Andebol, Basquetebol, Futsal, Hóquei em Patins e Voleibol, eventos que vão decorrer a partir deste mês de Agosto e até Outubro, de acordo com a época de cada uma.As competições, realizadas há vários anos, pretendem homenagear uma das mais importantes figuras da história do Sporting Clube de Portugal e apresentar as equipas das modalidades aos associados leoninos. De forma inédita, o Troféu Francisco Stromp vai contar com cinco modalidades (futsal, andebol, hóquei em patins, basquetebol e voleibol), facto que se deve ao ressurgimento do Basquetebol, cujo timoneiro é Luís Magalhães e que vai comandar uma equipa leonina 24 anos depois de ter sid, o extinta.

O auditório do Pavilhão João Rocha contou com as presenças de Alexandre Ferreira, membro do Conselho Directivo; Miguel Albuquerque, director-geral das modalidades; os treinadores Nuno Dias (Futsal), Thierry Anti (Andebol), Paulo Freitas (Hóquei em Patins) e Luís Magalhães (Basquetebol).

Gersinho, técnico da equipa de voleibol, encontra-se no Brasil – os trabalhos apenas se iniciam em Setembro – e não conseguiu estar presente.

IMG_4461Miguel Albuquerque abriu as “hostilidades” para salientar que, “mais uma vez, é o eclectismo do Sporting que nos traz aqui. São poucos os clubes no Mundo que conseguem ter uma história como o Sporting o faz, com tantas conquistas em tantas modalidades. Mas esta história não se construiu apenas na base das promessas do eclectismo. Construiu-se com Esforço, Dedicação e Devoção que nos levou à Glória em várias modalidades. É essa Glória que nos faz trabalhar para inscrever o nosso nome na história do Sporting”.

Para Miguel Albuquerque, homenagear Francisco Stromp é um orgulho e um dever. “É um dos nossos fundadores. Queremos homenagear e distingui-lo pelo que fez por nós. É por isso que, ano após ano, organizamos esta competição que marca o início da época desportiva das nossas modalidades de pavilhão. Este ano com uma novidade especial porque o basquetebol regressou ao nosso Clube” – acrescentou ainda o director-geral das modalidades do clube do Visconde de Alvalade.

Centrou ainda as palavras proferidas no “querer do clube em conquistar o máximo de títulos possível”, dando abertura ao som das vozes dos técnicos das modalidades, com as novidades não só de Luís Magalhães (Basquetebol) como também de Gersinho, também o novo técnico mas do Voleibol, este ausente no Brasil.

Nuno Dias, treinador da equipa de futsal – que que levou o Sporting ao título de campeão europeu – referiu que vai defrontar os espanhóis do Jaén no Troféu Francisco Stromp (domingo, 18 de Agosto, 18h30), acrescentando que “este troféu é muito importante para nós porque diz respeito a alguém que, no passado, fez muito pelo Sporting CP e foi responsável por hoje estarmos aqui todos a torcer pelo nosso clube e pelas conquistas do Sporting”, concluindo que “quer o pavilhão sempre cheio para que possam ver que não nos chega ganhar, mas também jogarmos sempre bem e obter resultados interessantes”.

Thierry Anti – outra estreia e que orienta a equipa de andebol – mostrou-se ansioso pelo encontro com o Vitória de Setúbal, marcado para as 20h30 do próximo dia 28 de Agosto, salientando que “sei que este troféu Stromp é um momento importante na vida do Sporting, pelo que vamos jogar o melhor para podermos vencer”, acrescentando que “gosto de criar uma boa ligação com os meus atletas e com os meus adeptos. É um momento importante para estarmos com os adeptos. Eles vão ver a nova equipa. Talvez nem todos os jogadores possam jogar, mas é uma nova equipa”.

Os campeões europeus de hóquei em patins vão defrontar a Sanjoanense a 14 de Setembro (16h00). Paulo Freitas, técnico Leonino, pediu o apoio dos adeptos para vencer uma prova muito importante para o Sporting CP. “É um troféu importante porque pretende homenagear e perpetuar uma figura incontornável do universo Sportinguista. É com todo o empenho que o vamos encarar contra um adversário que é uma referência do hóquei pelos títulos já conquistados, pela envolvência que normalmente tem através dos seus adeptos. Também temos essa envolvência e queremos continuar a contar com o apoio dos adeptos da forma que sempre o fizeram, com o carinho que sempre transmitiram”.

Luís Magalhães, o “estreante” para festejar o regresso do Basquetebol depois de uma ausência de 24 anos. O Troféu Francisco Stromp dos Leões dos cestos vai ser disputado na sexta-feira, 27 de Setembro, com uma recepção à Ovarense pelas 20h00.

Depois de salientar que “faço minhas as palavras dos meus colegas no que diz respeito à importância de Francisco Stromp e agradeço todo o empenho de Miguel Afonso e da direcção do Sporting na construção do plantel para a nova época, que considero muito interessante para colocarmos a equipa a funcionar e responder ao desejo de todos os sportinguistas, que é ver o Sporting no topo da modalidade”.

A equipa de voleibol vai receber o Sporting das Caldas da Cainha pelas 15h00 de domingo, 13 de Outubro.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.