Sexta-feira 29 de Março de 2024

Carreiras duais e empregabilidade dos atletas em debate no âmbito olímpico

COP-CAO-11-11-2019A Comissão de Atletas Olímpicos (CAO), órgão do Comité Olímpico de Portugal para a área dos atletas olímpicos, esteve presente no 9.º Fórum Internacional do Athlete 365 Career+ Programme, que se realizou em Lake Placid (EUA), cidade-sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1932 e 1980.

Este Fórum teve como principais temas a transição de carreira, as carreiras duais e a empregabilidade dos atletas, onde participaram cerca de uma centena de representantes de Comissões de Atletas de outros países, onde tiveram oportunidade de conhecer melhor as ferramentas disponibilizadas aos atletas pelo Comité Olímpico Internacional e pela Adecco, para a preparação da pós-carreira desportiva.

No encontro destacaram-se ainda sessões sobre saúde mental, as características dos atletas e o seu alinhamento com as necessidades globais de talento no mercado laboral e o valor que acrescentam às empresas.

A CAO foi representada por Susana Feitor, formadora internacional do programa, e por Ricardo Bendito, Coordenador do Gabinete do Atleta.

Destaque ainda para a sessão Athlete365 Career+ sobre “Measuring Impact Session”, exclusiva para 25 convidados do COI com base na sua experiência e perfil,  entre os quais se encontrava a CAO, como reconhecimento do trabalho que tem desenvolvido nos últimos anos.

Internacional do Athlete 365Nos dias subsequentes ao encontro realizou-se ainda o curso Athlete 365 Career+ Outreach Lead Educator, para os formadores internacionais do programa, contando também com a participação de Susana Feitor.

O Athlete 365 Career+, antes designado por Athlete Career Programme, é um programa que resulta da parceria do COI com a Adecco Internacional e que em Portugal é desenvolvido pela CAO.

Este programa tem como objectivo trabalhar com os atletas na preparação da pós-carreira desportiva, oferecendo oportunidades de formação e garantindo empregabilidade.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.