Quinta-feira 28 de Março de 2024

SIGA e UNICRI assinam parceria para prevenir o crime no Desporto

SIGA-COP-logoA SIGA e o Instituto Inter-Regional de Pesquisa sobre Justiça e Crime das Nações Unidas (“UNICRI”) celebraram um Memorando de Entendimento de cinco anos para evitar corrupção e outros crimes no desporto, no que é o primeiro de um conjunto de trinta medidas e iniciativas de reforço da integridade no desporto.

A SIGA, como parte da nova campanha global da Aliança #SIGASTRIVES, integrada na iniciativa #CleanSport da SIGA, lançada no mês passado na inauguração mundial do Congresso sobre Liderança Global e Anticorrupção no Desporto.

Este acordo – de longa data – identifica as áreas de interesse comum e várias iniciativas que ambas as instituições pretendem realizar de apoio mútuo e reconhecimento institucional. As áreas de cooperação incluem: o papel da aplicação da lei e do sistema de justiça criminal na prevenção e combate à corrupção e promoção da integridade do desporto; o engajamento do sector privado e da sociedade civil, incluindo patrocinadores e organizações desportivas no combate à corrupção e na promoção do desporto; protecção infantil no desporto e iniciativas de pesquisa, treino e educação sobre esta temática.

A iniciativa #CleanSport é um componente essencial de uma estratégia mais ampla liderada pela SIGA, dedicada ao combate à corrupção na indústria desportiva, por ela liderada.

A iniciativa está sustentada em acção coordenada contra o crime, promovendo acções colectivas entre organizações desportivas, execução, governos e poder judiciário. A SIGA anunciará em breve uma série de “task force” composto por especialistas na área de prevenção ao crime e justiça criminal, incluindo representantes da UNICRI.

Comentando a importância deste contrato, Emanuel Macedo de Medeiros, CEO da

A SIGA e o Presidente e CEO da SIGA AMERICA declararam que “o mundo está enfrentando duas batalhas decisivas: derrotar o COVID-19 e garantir que as organizações locais e globais, economias e todos os sectores vitais, permanecem operacionais.

Desporto Limpo – é um deles – e nós todos devemos prestar a nossa contribuição para esse enorme esforço colectivo. Esta é uma das muitas razões pelas quais esta parceria é tão importante. Esperamos trabalhar com o UNICRI para proteger o desporto da corrupção e infiltração criminal, congratulando-nos com o envolvimento deles na iniciativa #CleanSport da SIGA e grupos de acção relacionados “.

Bettina Tucci Bartsiotas, Directora do Crime e Justiça Inter-Regional das Nações Unidas

Instituto de Pesquisa (UNICRI), por seu lado, salientou que “a UNICRI tem a reputação de ter sucesso em ser pioneira de novas maneiras de abordar a prevenção ao crime, questões relacionadas à justiça e ao desenvolvimento, e envolver parceiros e comunidades nessas áreas importantes”, tendo parabenizado “a SIGA por assumir a liderança e desempenhar um papel de supervisão com suas Normas universais e novo sistema de classificação independente. Esperamos trabalhar com eles para evitar crimes no desporto.”

A UNICRI é uma organização intergovernamental internacional, estabelecida pelos Estados Membros, nos termos da Carta das Nações Unidas, assinada em São Francisco em 26 de Junho de 1945, tendo a sua sede em Nova Yorque.

A UNICRI tem o mandato de auxiliar instituições intergovernamentais, governamentais e não-governamentais, organizações na formulação e implementação de políticas aprimoradas no campo da prevenção ao crime e justiça criminal.

A UNICRI é mandatada pela resolução ECOSOC 2006/28, com vista a auxiliar os Estados-Membros na elaboração de políticas de segurança e planeamento na preparação de grandes eventos, também através do desenvolvimento de parcerias estratégicas com o sector privado e a sociedade civil.

SOBRE A SIGA

A SIGA, por seu lado, é a maior coligação do mundo no campo da governança e integridade do desporto, apoiada por mais de uma centena de instituições internacionais, de variada índole na área do desporto, sendo uma organização independente e neutra cuja missão é realizar reformas significativas e melhorar a integridade de todos desportos através de um conjunto de padrões universais operados por um órgão independente e neutro.

A SIGA é a única organização que reúne desporto, governos, academias, organizações internacionais, patrocinadores, empresas, detentores de direitos, ONGs e empresas de serviços profissionais de todas as regiões do mundo, em torno de uma causa comum de promover maior integridade de forma global.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.