Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Alemão Lennard Kamna foi o maior protagonista desta terça-feira no Tour de France

Lennard Kamna, da equipa do Bora-Hangsgrohe, protagonizou a mais forte fuga da 16ª etapa do Tour de France, que se desenrolou esta terça-feira entre La Tour-du-Pin e Villard-de-Lans, na distância de 164 km e que venceu com o tempo de 4.12.52, com uma vantagem de cerca de minuto e meio do segundo classificado, depois de suplantar tudo e todos na montanha.

TDF / ASO_Ashley Gruber_Jered Gruber

TDF / ASO_Ashley Gruber_Jered Gruber

No que foi a primeira vitória para a equipa alemã, Lennard trabalhou que se fartou para não perder pitada do percurso e aproveitar a astúcia para actuar no momento ideal, numa tirada quer não provocou “estragos” de maior na classificação geral, porquanto os dez primeiros se mantêm, ainda que com ligeiras alterações nos diferenciais temporais.

Aos 17 km, Richard Carapaz (Ineos Grenadiers) e Nicholas Roche (Team Sunweb) lograron abrir o jogo e saltaram para a frente do pelotão, levando atrás de si também mais treze outros ciclistas, como Andrey Amador (Ineos Grenadiers), Lennard Kämna, Daniel Oss (Bora-Hansgrohe), Julian Alaphilippe (Deceuninck-Quick Step), Sébastien Reichenbach (Groupama-FDJ), Alberto Bettiol (EF Education First), Winner Anacona, Warren Barguil (Arkéa-Samsic), Imanol Erviti, Carlos Verona (Movistar Team), Matteo Trentin (CCC Team), Chris Juul Jensen (Mitchelton-Scott) e Quentin Pacher (B&B Hotels-Vital Concept), além de outros.

Carapaz, ao longo da prova, lançou um primeiro arranque a que resistiram apenas, Reichenbach y Kämna, que se entenderam muito bem e foram seguindo na dianteira. A 2 km da meta, o equatoriano (Carapaz) ensaiou um segundo ataque a que apenas resistiu o alemão Kamna, que estava disposto a chegar ao primeiro triunfo para a sua equipa, pelo que foi a sua vez de forçar o andamento e fugir de vez para a merecida vitória.

Como se referiu, Kamna completou a etapa em 4.12.52, seguindo-se Richard Carapaz (Ineos Grernadiers), com 4.14.19 e com Sebastien Reichenbach (Groupama) a fechar o pódio com 4.14.48. Pavel Sivacov (Ineos Grenadiers) foi 4º, com 4.15.26 e Simon Geschke (CCC Team), com 4.15.27.

O português Nelson Oliveira voltou a estar em bom plano, chegando na 77ª posição, a 24m42s do vencedor, prestação que o levou ao 62º da geral, a 2.16.23, subindo seis lugares.

Os eslovenos Primoz Roglic (Team Jumbo-Visma), domo da camisola amarela, e Tadej Pogacar (Team Emirates) continuam nos lugares da frente na classificação, com Roglic a somar 70.06.47 e com uma vantagem de 40 segundos sobre Pogacar. Seguem-se: Rigoberto Uran (EF Pro Cycling), a 1.34; Miguel Lopez (Astana Pro Team), a 1.45; Adam Yates (Mitchelton-Scott) a 2.03; Richie Porte (Trek-Segafredo), a 2.13; Mikel Landa (Bahrein-McLaren), a 2.16; Enric Mas (Movistar Team), a 3.15; Ton Dumoulin (Team Jumbo-Visma), a 5.19 e Nairo Quintana (Team Arkea-Samsic) a 5.43.

Sam Bennett (Deceuninck-Quick-Step) é o líder nos pontos (camisola verde), Benoit Cosnefray (AG2R La Mondial) comanda a montanha (camisola vermelha), Tadej Pogacar (Team Emirates) é o líder dos jovens (camisola branca) e a Movistar Team continuam a comandar nas equipas.

Esta quarta-feira corre-se a 17ª etapa, entre Grenoble e Méribel Col de la Loze, numa distância de 170 km, estando a meta instalada a 2.304 metros de altura, com uma subida dos 21,5 km com uma inclinação de 7,8 %. Só para grandes campeões.

A primeira grande montanha (1.594 metros) surge aos 102 km; a segunda aos 2.000 metros (17,1 km com desnível de 8,4%) e a última na linha de chegada.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.