Quinta-feira 19 de Abril de 4812

Michal Kwiatkowski e Richard Carapaz chegaram com o mesmo tempo no Tour de France

tdf 17set _tourdefrance2020_2Os dois ciclistas da Ineos Grenadiers dominaram por completo a última etapa de montanha neste 107º Tour de France, ligando Méribel e La Roche-sur-Foron, onde chegaram com o mesmo tempo e com uma vantagem de cerca de dois minutos sobre Wout Van Aert, que fechou o pódio da 18ª jornada.

O polaco chegou em primeiro (4.47.33), tempo que também foi atribuído ao equatoriano, no que foi uma dupla em destaque e que deram uma ajuda a melhorar a posição da equipa, ainda que sem se chegar à frente na prova individual, onde Primoz Roglic e Tadej Pogacar se mantêm firmes como nem uma “rocha”.

Na etapa desta quinta-feira, mal tinha começado e já havia gente com vontade de trabalhar para fazer qualquer coisa, com um grupo de 32 (dos 150 presentes à partida) a darem a primeira “sapatada”, com especial relevo para os que lutavam pelas classificações dos vários prémios, uma vez que neste dia a montanha dava a despedida.

Em face destes “interesses”, a jornada esteve repleta de ataques e contra-ataques no pelotão, com destaque para Damiano Caruso (Bahrain-McLaren), o único capaz de avançar no meio de um ritmo endiabrado imposto pela equipa da Ineos Grenadiers, com Richard Carapaz, Jonathan Castroviejo, Michal Kwiatkowski (Ineos Grenadiers), Nans Peters (Ag2r La Mondiale), Bob Jungels (Deceuninck-Quick Step), Rudy Molard, Sébastien Reichenbach (Groupama-FDJ), Damiano Caruso, Pello Bilbao (Bahrain-McLaren), Dario Cataldo, Nelson Oliveira, Carlos Verona (Movistar Team), Simon Geschke (CCC Team), Nicolas Edet, Jesús Herrada (Cofidis), Luis León Sánchez (Astana Pro Team), Thomas de Gendt (Lotto-Soudal), Marc Hirschi y Nicholas Roche (Team Sunweb) n a frente.

No alto do Cormet de Roselend (1ª, a 46 kn), Hirschi e Carapaz batalharam arduamente para ver quem seria o primeiro, alcançado pelo suíço, numa altura em que o pelotão andava com um atraso de mais de dois minutos e meio dos líderes da corrida.

Por altura da Côte de la Route des Villes (3ª ao km 67,5), Kwiatkowski, Bilbao e Edet uniram-se a Carapaz y Hirschi na cabeça da corrida. Os cinco rolaram com um bom entendimento e no Col des Saisies (2ª, a 91 km), com Hirschi a somar os máximos pontos na montanha, em ambos os casos à frente de Carapaz.

Na subida ao Plateau des Glières (km 143,5) a dupla da Ineos Grenadiers logrou desembaraçar-se do rival Bilbao e seguiram a sós para a linha de chegada, se bem que a luta pela classificação geral continuou até ao fim, com Mikel Landa (Bahrain-McLaren) a atacar e forçando uma aceleração para chegar-se mais à frente, numa luta onde entraram mais meia dúzia de ciclistas que se encontravam nos dez primeiros da geral.

Na etapa, Michal Kwiatkowski (Ineos Grenadiers) foi o prineiro, com 4.47.33, seguido do seu companheiro de equipa Richard Carapaz, com o mesmo tempo e com Wourt Van Aerts Team Jumbo-Visma) a fechar o pódio, com 4.49.24, enquanto os eslovenos Primoz Roglic (Team Jumbo-Visma) e Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) se classificaram nos lugares seguintes, com 4.49.26.

Nelson Oliveira voltou a estar muito bem, obtendo o 56º posto, a 19.27 dos primeiros, fixando-se no 58º lugar na geral, a 2.57.56.

Na geral, Primoz Roglic (Team Jumbo-Vismas) mantêm a amarela, agora com um total de 79.45.30, à frente do seu compatriota Tadej Pogacar (UAE Team Emirates), a 57 segundos e de Miguel Angel Lopez (Astana Pro Team), a 1.26.

Seguem-se: Richie Porte (Trek-Segafredo), a 3.06; Mikel Landa (Barhain-McLaren), a 3.28; Enric Mas (Movistar Team), a 4.19; Adam Yates (Michelton.Scott), a 5.55; Rigoberto Uran (EF Pro Cycling), a 6.05; Tom Dumoulin (Team Jumbo-Visma), a 7.24 e Alejandro Valverde (Movistar) a 12.12.

Sam Bennett (Deceuninck-Quick-Step) é o líder nos pontos (camisola verde); Richard Carapaz (Ineos Grenadiers) comanda a montanha (camisola vermelha); Tadej Pogacar (Team Emirates) é o líder dos jovens (camisola branca) e a Movistar Team continuam a comandar nas equipas.

Esta sexta-feira corre-se a 19ª etapa, entre Bourg-en-Bresse e Champagnole, numa distância de 160 km, com os ciclistas a terem o primeiro dia mais fácil depois de quase uma semana de montanha, cabendo agora a vez aos roladores de tentarem “escangalhar” a eventual calma, se bem que os líderes não deixarão de estar atentos e, por outro lado, também a pensarem na etapa de sábado, com o contra-relógio individual para “afinar” a classificação final, antes do passeio pela Cidade Luz, onde terminará este Tour, depois de 23 dias a “dar ao pedal”.

© 4813 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.