Domingo 19 de Abril de 4392

Catarina Costa com 5º lugar no Grand Slam de Telavive

Catarina Costa foi a melhor portuguesa na primeira jornada do Grand Slam de Telavive (Israel), ao obter um excelente 5º lugar, enquanto Wilsa Gomes foi 7ª.

IJF

IJF

Catarina Costa (-48 kg) estreou-se com uma vitória ao eliminar a italiana (19 anos) Assunta Scutto (campeã europeia de cadetes em 2019), depois de aplicar um ‘ippon’ em período de ‘ponto de ouro’. Nos quartos-de-final, contra a russa Sabina Giliazova (16ª do ranking), a portuguesa voltou a ter um confronto equilibrado, resolvido novamente com um ‘ippon’ no período de ‘ponto de ouro’.

A judoca lusa defrontou de seguida a bicampeã mundial Daria Bilodid (nº2 do mundo) na meia-final, com Bilodid a vencer ao fim de quase sete minutos de combate, por ‘ippon’

Na luta pela bronze, perante a rival espanhola Julia Figueroa (7ª do ranking), a jovem de Coimbra foi surpreendida com uma técnica de imobilização que originou em ‘ippon’, tendo sido afastada para o 5º lugar.

Wilsa Gomes (-57 kg) somou a primeira vitória perante a italiana Silvia Pellitteri, vice-campeã Europeia de Juniores em 2019, com um ‘ippon’ pontuado aos 87 segundos. Na segunda ronda, eliminou a ucraniana Mariia Skora, 39ª da hierarquia mundial, por ‘wazari’. Nos Quartos-de-final, defrontou a francesa Sarah Leonie Cysique, que em Janeiro conquistou a medalha de prata no Masters de Doha 2021.

A portuguesa mostrou-se à altura do desafio contra a nº5 mundial, disputando os 4 minutos de combate, mas não conseguiu responder ao ‘wazari’ da francesa. Relegada para as repescagens, a jovem portuguesa falhou o acesso ao bloco de finais, cedendo por ‘ippon’ contra a 13ª do ranking, Julia Kowalczyk (Medalha de Bronze no Mundial de 2019) da Polónia. Com este resultado, Wilsa Gomes termina numa honrosa 7ª posição.

Maria Siderot (-48 kg) começou por vencer a indiana Shushila Devi Likmabam, 46ª classificada do ranking, com um ‘wazari’ pontuado em período de ‘ponto de ouro’. No combate seguinte, foi surpreendida pelo ‘ippon’ (‘wazari’ e imobilização) da servia Milica Nikolic, 17ª do ranking, ficando pelo caminho.

Joana Diogo (-52 kg) trinfou sobre a americana Angelica Delgado, 16ª do ranking mundial, alcançando o ‘ippon’ a 20 segundos do fim do combate. Na ronda seguinte, a portuguesa não conseguiu evitar o ‘ippon’ da russa Alesya Kuznetsova, Vice-Campeã Europeia em 2017, actualmente na 63ª posição do ranking e também foi ao “tapete”.

João Crisóstomo (-66 kg) iniciou a prova a eliminar o peruano Juan Postigos (42º do ranking), vice-campeão pan-americano em 2019, por ‘wazari’. Nos oitavos-de-final, perante o 22º classificado do ranking mundial, Sardor Nurillaev do Uzbequistão, o judoca luso cometeu o terceiro ‘shido’ já no período de ‘ponto de ouro’, terminando a sua prestação.

Rodrigo Lopes (-60 kg) não conseguiu superar o seu primeiro adversário, o campeão asiático de juniores em 2018, Kubanychbek Aibek Uulu (48º do mundo). Após quase 9 minutos de um combate bastante equilibrado, com o marcador empatado com um ‘wazari’ e dois ‘shidos’ para cada lado, foi o jovem luso a cometer a terceira penalização, resultante na vitória do atleta do Quirguistão.

A competição prossegue nesta sexta-feira (dia 19), com as categorias -63 kg, e -70 kg femininas e -73 kg e -81 kg masculinas. João Fernando é o único representante luso a entrar no tatami. Os combates iniciam-se às 10h00 locais (07h00 em Portugal Continental).

 

© 4392 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.