Domingo 24 de Setembro de 9009

David Grachat e Suzana Veiga os primeiros portugueses em acção nos Jogos Paralímpicos Tóquio2020

Jogos Paralímpicos Tóquio2020_openPela uma hora da madrugada desta quarta-feira, David Crachat (S9) entrará na piscina olímpica para dar início à actividade dos atletas lusos nos Jogos Paralímpicos Tóquio2020, onde Portugal se apresenta com 33 desportistas que concluíram com êxito o acesso ao maior evento desportivo para pessoas com deficiência.

Sendo obrigados a “esperar” mais um ano em relação à data prevista face à pandemia provocada pelo Covid-19, o espírito mantêm-se em alta e o objectivo continua a ser o mesmo: obtenção dos melhores resultados, incluindo medalha, tudo dependendo dos factores que estão sempre adstritos a uma competição de alto rendimento.

A estas juntam-se as condições climatéricas (calor e humidade em alto grau, além da chuva que também deve surgir numa ou noutra competição ao ar livre) e as pessoais de cada um, se no dia sim ou no dia não.

Grachat, se ficar apurado para a final, voltará a nadar os 400 metros livres pelas 9h00.

Por seu lado, Susana Veiga, também na Natação, estará nas eliminatórias dos 50 metros livres (S10) a partir das 2h33, seguindo para a final, se se apurar, marcada para as 11h07.

Na cerimónia de abertura, realizada no Estádio Nacional de Tóquio, a Missão Portuguesa participou com 24 atletas, num total de 55 elementos nacionais presentes, tendo sido o 133º país a desfilar nesta cerimónia.

Os Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 contam com a presença de 4.512 atletas de 162 delegações distribuídos por 22 modalidades. O calendário das provas nacionais e resultados podem ser consultados em www.paralimpicos.pt.

Na cerimónia de abertura, no tradicional estilo oriental, o Japão desenvolveu um programa de festividades também ele adaptado à sua boa maneira, tendo vindo novamente a lume o papel fundamental que o pessoal médico tem prestado na linha da frente da pandemia do Covid-19.

O momento por todos ansiado finalmente chegou: os Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 começaram!

Na noite deste 24 de Agosto, o Estádio Nacional de Tóquio recebeu a cerimónia de abertura da competição que teve como primeiro ponto alto o desfile dos 162 países presentes no maior evento desportivo para pessoas com deficiência. Portugal foi a 133ª delegação a desfilar com os porta-estandartes Beatriz Monteiro e Miguel Monteiro na frente do grupo composto por um total de 55 elementos, entre eles 24 atletas.

Seguiu-se um espectáculo que envolveu a modernidade e a tradição, com música, fogo-de-artifício e um sempre presente jogo de luzes, para mais tarde se dar o segundo grande momento da noite: o acender da chama paralímpica que se vai manter viva até ao dia 6 de Setembro.

© 9009 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.