Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Lisbon Sport Film Festival homenageia Mário Moniz Pereira

LisbonSportFilmFestival-04-10-2021O Lisbon Sport Film Festival’2021, promovido pela UESPT Portugal, volta a realizar-se este ano e em Portugal, com uma particularidade especial porque nele também cabe uma homenagem a Mário Moniz Pereira.

Quanto ao Festival, existem três categorias a concurso, que se recordam: Desporto e Sociedade; CINEFOOT e Televisão, evento que se encontra registado em dois circuitos internacionais: World FICTS Challenge “Sport Movies & TV 2021” (www.sportmoviestv.com) e CINEFOOT’2021 (www.cinefoot.org), decorrendo entre 8 e 10 deste mês de Outubro, via streaming e cujas inscrições podem ser feitas no site www.lisbonsportfilmfestival.com, local que contém toda a informação sobre o assunto.

No dia 9, terá realiza-se a conferência “O contributo do binómio Cinema/Televisão e Desporto para o desenvolvimento e paz nas Zonas de conflito”, que propõe reflectir sobre inclusão do jogo e desporto nos projectos humanitários, evocando e com base na reportagem RTP – o projecto humanitário associado à FPP que envolveu os militares portugueses, em Julho de 2020, em missão no Afeganistão.

O festival abraça os valores que movem o Desporto para Todos onde a inclusão e o desenvolvimento Desportivo são primordiais. Na sua 3ª edição o festival será em streaming, o que permite a cobertura para o Continente e Regiões Autónomas da Madeira e Açores e mesmo os primeiros passos na internacionalização, como atrás referido.

Integrado no programa do Festival terá lugar uma cerimónia de homenagem e conferências comemorando o Centenário do nascimento do Professor Moniz Pereira.

O técnico português mais reconhecido internacionalmente, criador da Escola Portuguesa de Meio Fundo e Fundo, nos anos sessenta/setenta – cuja comemoração do Centenário de nascimento decorre ao longo deste ano de 202 – volta a ser recordado por ter sido o responsável pela conquista, pelo campeão Carlos Lopes, da primeira medalha de ouro para Portugal, conquistada nos Jogos Olímpicos de Los Angeles (1984).

Na cerimónia de abertura do Festival (nesta quinta-feira, 7 de Outubro), a UESPT PORTUGAL, em parceria com o Museu do Sporting Clube de Portugal e a Sporting TV, homenageia o Professor Mário Moniz Pereira no âmbito das comemorações do Centenário do seu nascimento, numa sessão que se inicia pelas 15h30 (via streaming), no facebook da www.uesptportugal.com .

Gala do Desporto da CDP de 2009 #

JCMyro / JDM

Depois da abertura e da homenagem promovida pelo Lisbon Sport Film Festival, evento associado ao Circuito “FICTS Digital Emotions e CINEFOOT, 2021, seguir-se-á o depoimento de ex-atletas e/ou colaboradores que acompanharam e se cruzaram na carreira do Professor Mário Moniz Pereira, destacando-se Carlos Lopes, Eulália Mendes, Domingos Castro, Artur Lara Ramos e Egídio Olim (este da Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira).

Seguir-se-á (16horas), o momento com oradores convidados, com Fernando Mota, que foi aluno de Moniz Pereira no INEF e presidente da Federação Portuguesa de Atletismo durante cerca de vinte anos, e José Carvalho, recordista nacional dos 400 metros barreiras e primeiro atleta português nesta disciplina a estar presente numa final em Jogos Olímpicos (Montreal), licenciado em Educação Física e Desporto no ISEF e que foi treinado por Moniz Pereira, debate que será moderado pelo jornalista de desporto Artur Madeira.

A sessão termina com a apresentação do Filme “Memória de Moniz Pereira/Doc”, graciosamente cedido RTP (https://arquivos.rtp.pt/conteudos/memoria-de-moniz-pereira).

Sem sair de casa, uma boa oportunidade para recordar uma Lenda do Desporto de Portugal.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.