Sexta-feira 26 de Abril de 2024

João Matias conquistou medalha de prata no europeu de ciclismo em pista

Ciclismo-EuropeuPista-05-10-2021

FPC

João Matias esteve em plano de evidência no europeu de ciclismo em pista, que esta terça-feira se iniciou na cidade suíça de Grenchen, ao conquistar a medalha de prata para Portugal na prova de eliminação.

O ciclista luso mostrou-se muito focado durante toda a prova, conseguindo posicionar-se da melhor forma e eliminando, um a um, os seus adversários. Quando restavam apenas quatro atletas em pista, João Matias lançou-se ao ataque, garantido a subida ao pódio final.

Apesar do desgaste, o português ainda conseguiu bater aquele que era um dos principais candidatos ao título europeu, o francês Thomas Boudat, garantindo assim a medalha de prata e o título de vice-campeão europeu, tendo o título sido conquistado pelo russo Sergei Rostovtsev, que acabou a corrida mais forte.

Em declarações ao site da Federação Portuguesa de Ciclismo, João Matias referiu que “subir ao pódio com a medalha de prata é uma sensação indescritível, que nunca vou esquecer. Cheguei a este resultado com 30 anos e senti-me mais fresco que nunca. Esta conquista a nível individual é muito importante, pois sinto que consegui provar a mim próprio que consigo estar na frente e andar ao mais alto nível, com os melhores. A corrida foi muito movimentada na fase inicial, mas senti-me sempre bem. No final decidi arrancar para garantir o pódio e consegui. Gostava de dedicar esta medalha à minha família, aos meus colegas de selecção e, em especial, ao seleccionador nacional, que sempre acreditou em mim”.

Daniela Campos marcou a sua estreia num campeonato da europa de elite na prova de scratch, onde obteve a 19ª posição, depois de ter tentado escolher as melhores rodas a seguir desde o início da corrida, que se manteve bastante controlada até à fase final. Numa altura em que faltavam nove voltas para o fim da prova, a corredora checa Jarmila Machacova lançou-se ao ataque, com Daniela Campos a arriscar e seguir atrás, conseguindo isolar-se durante um curto período de tempo, até ser absorvida pelo grupo.

Gabriel Mendes, seleccionador nacional, mostrou-se satisfeito pelos resultados obtidos, tendo salientado que “é uma alegria enorme ver o João ganhar esta medalha. É um atleta que trabalha há muitos anos com a selecção de pista e que muito tem contribuído para o desenvolvimento desta disciplina. Durante a prova procurou sempre conservar a energia e sair das situações de risco que iam surgindo. Tinha muita confiança no João para esta corrida e ele merece muito esta medalha. A Daniela fez uma corrida sempre equilibrada, cumprindo as directrizes que tinham sido dadas. Na fase final teve uma oportunidade e decidiu sair. Estou satisfeito com a atitude dela e com a corrida que fez. Tendo em conta as circunstâncias, o resultado é compreensível e agora é continuar a trabalhar para a próxima prova.”

A competição continua esta quarta-feira (e até sábado, dia 9), com Iúri Leitão e Maria Martins a entrarem em competição. A qualificação de Iúri Leitão para a corrida por pontos será às 13h45 e a prova às 17h16. Maria Martins vai participar a prova de eliminação e terá a sua qualificação às 14h37. A corrida será às 18h22.

Na quinta-feira, Maria Martins voltará à pista (Velódromo Tissot) realizar a qualificação às 11h00. O scratch será às 12h18, a corrida tempo às 14h43, a corrida de eliminação às 17h24 e a corrida por pontos às 19h00.

Rui Oliveira terá a qualificação para a prova de scratch às 14h58, sendo que a corrida será pelas 18h06. No mesmo dia, vão estar ainda em prova João Matias e Iúri Leitão, na prova de perseguição individual. A qualificação irá realizar-se às 13h09 e a corrida às 18h38.

Na sexta-feira será a vez de João Matias disputar o omnium, com a qualificação a estar marcada para as 11h00. A corrida de scratch será às 12h00, a corrida tempo às 13h19, a corrida de eliminação às 17h08 e a corrida por pontos às 18h13.

Na sexta-feira estará também em pista Daniela Campos, para a corrida por pontos. A corredora portuguesa terá a qualificação às 13h34 e a corrida às 19h25.

No último dia de competição (sábado) Iúri Leitão e Rui Oliveira formam a dupla na prova de madison. A qualificação está agendada para as 12h40 e a corrida às 18h54.

Registe-se que Portugal já tinha conquistado três medalhas em anteriores campeonatos, com Rui Oliveira a alcançar o bronze (2017) e a prata (2019) e Iuri Leitão a também alcançar a prata na edição de 2020.

Este campeonato tem a presença de ciclistas de 22 países.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.