Quinta-feira 28 de Março de 2024

Portugal conquistou 31 medalhas no Europeu de Piscina Curta de Síndrome de Down

Natação-Adaptada-Final-10-10-2021

FPN

Três recordes mundiais, um recorde europeu, 18 recordes nacionais e presença em 45 finais, contabilizando ainda mais 31 medalhas conquistadas, foi o balanço da prestação da selecção portuguesa no europeu DSISO em piscina curta, numa notável representação.

Ocupando a segunda posição no ranking das selecções com mais medalhas e sendo considerada a terceira melhor equipa, Portugal traz para casa também o troféu do melhor nadador masculino atribuído ao nadador Vicente Pereira.

Relativamente às medalhas conquistadas, a selecção nacional arrecadou 17 de ouro, 9 de prata e 5 de bronze, sendo apenas ultrapassada pela Itália.

O último dia de competições, começou da melhor forma para Vicente Pereira ao bater o recorde do mundo nos 25m Mariposa, com o tempo de 15 segundos e a conquista da medalha de ouro. André Almeida, nos 400m Livres terminou com a medalha de prata, numa final onde também competiram Francisco Montes e José Ribeiro, que terminaram na quinta e sexta posições e, a terminar a sessão da manhã, Francisco Montes, José Ribeiro, Diogo Rego e Filipe Santos conquistaram o Bronze na prova de Estafetas 4x200m Livres.

A sessão da tarde começou da mesma forma para Vicente Pereira, ou seja, com mais uma medalha de ouro e recorde nacional nos 100m Estilos com o tempo de 1.20,73, numa prova onde o nadador João Vaz terminou na quarta posição.

Mas Vicente Pereira continuava imbatível e somava sucessos no Europeu DSISO, desta vez nos 100m Livres, ao terminar na primeira posição e impondo um novo recorde nacional com o tempo de 1.10,86. André Almeida conquistou o bronze e Diogo Matos terminou na sétima posição.

Nos 50m Bruços, João Vaz e Diogo Matos trazem mais duas medalhas para Portugal, ouro e prata, respectivamente, e José Vieira terminou na sexta posição.

A última prova do Europeu, foi o culminar da excelente prestação da selecção portuguesa com Diogo Matos, Rui Pestana, Filipe Santos e Vicente Pereira a terminarem a prova de Estafeta 4x50m Livres na primeira posição e um novo recorde nacional.

No próximo ano, a cidade de Albufeira acolherá o Mundial de Natação para atletas com Síndrome de Down (DSISO) entre 15 e 22 de Outubro.

O Campeonato da Europa DSISO de Piscina Curta, onde Portugal esteve representado com 10 nadadores, realizou-se na Cidade de Ferrara, inserindo-se no primeiro Open Europe Trigames 2021.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.