Quarta-feira 20 de Abril de 6310

EDP Maratona de Lisboa está de regresso e de Cascais passa por Oeiras para chegar a Lisboa

EDPMaratonaLisboa-SóniaPaixão-13-10-2021

Maratona

O Maratona Clube de Portugal promove, com o apoio das Câmaras Municipais de Cascais, Oeiras e Lisboa, a 8ª EDP Maratona de Lisboa, num percurso deslumbrante e com início pelas oito horas da manhã, para chegar à meta instalada na emblemática Praça do Comércio.

A competição, marcada para o próximo domingo, considerada como uma das mais belas maratonas do mundo e que foi referenciada como “a Maratona que não se deve perder”, decorre ao longo de 42.195 metros inteiramente à beira-mar/rio, oferecendo aos seus atletas um cenário único no mundo.

Para Carlos Moia, o presidente do clube organizador, “é com muito entusiasmo que estamos de volta às nossas corridas. Posso afirmar que estamos tão motivados, como os atletas. Teremos naturalmente menos participantes estrangeiros, mas estamos certos de que vamos oferecer a melhor experiência a quem vai participar. A medalha oferecida na meta a todos os finalistas é muito bonita e simboliza a vitória de cada um e a recompensa pelo objectivo alcançado”.

Em Lisboa estarão vários atletas estreantes na distância, mas também muitos atletas com boas marcas, nomeadamente dois atletas abaixo das 2.05.00 e cinco atletas abaixo das 2.06.00 (nos homens) e uma atleta abaixo das 2.25.00 e quatro abaixo das 2.26.00 (nas mulheres). De destacar que estarão também os vencedores de 2019, Andualem Belay Shiferaw e Sechale Dalasa, ambos da Etiópia e com promessa de melhorarem os seus tempos em Portugal.

Acrescentou ainda Carlos Moia que “o recordista da Maratona de Lisboa, Andualem Belay Shiferaw, preferiu vir a Lisboa, rejeitando propostas de outras maratonas, pois quer repetir o triunfo em Lisboa. Temos uma elite muito motivada, mas também sabemos que devido à pandemia é difícil saber a verdadeira forma física dos atletas, porquanto alguns atletas pouco competiram”.

Está também prevista a presença de atletas do Quénia, Etiópia, Uganda, Eritreia e Marrocos, alguns dos quais serão apresentados na conferência de imprensa a efectuar esta sexta-feira.

A corrida é transmitida, em directo na RTP1 e RTP Internacional, garantindo que as imagens da competição cheguem a milhões de telespectadores em todo o mundo.

 

LUSO Meia Maratona está de volta à Ponte Vasco da Gama

 

No próximo domingo, pelas 10h30, terá lugar a 21ª LUSO Meia Maratona, corrida que começa na deslumbrante Ponte Vasco da Gama e termina na emblemática Praça do Comércio.

Esta prova é uma das mais populares de Portugal, decorre no mesmo dia da EDP Maratona de Lisboa e, em conjunto, trazem todos os anos à cidade os grandes nomes do atletismo nacional e internacional e atraem milhares de corredores estrangeiros, que juntam o prazer da corrida com a visita a uma cidade única como Lisboa, sendo também transmitida em directo ma RTP1 e RTP Internacional.

Em simultâneo, e com o mesmo ponto de partida da Luso Meia Maratona, decorre também a EDP Mini Maratona, corrida de 8Km, com meta instalada no Parque das Nações.

Na vertente competitiva, a Luso Meia Maratona traz a Lisboa três atletas masculinos com marcas de 59 minutos e cinco abaixo dos 60 minutos, enquanto no sector feminino serão pelo menos três as atletas abaixo dos 68 minutos.

O Quénia e a Etiópia serão os países mais representados, mas também estarão presentes atletas da Tanzânia, Uganda, Eritreia, Turquia e Polónia. Vários atletas estiveram nos pódios de meias maratonas internacionais e da Eritreia destaca-se o recordista nacional dos 10K.

Na elite nacional, destacam-se as participações de Sara Moreira, Marisa Barros, Rui Teixeira, Hermano Ferreira e Luís Feiteira.

Além da vertente competitiva, o programa no fim-de-semana também contempla uma corrida para crianças. A EDP Mini Campeões, que se realiza às 11h00, junta a família no Parque das Nações para um final de manhã muito divertido.

As inscrições para ambas as provas ainda estão disponíveis online no site oficial. Os kits de participação são levantados na Sport Expo, que decorre entre os dias 14 e 16 de Outubro, no Altice Arena. Este ano, excepcionalmente, não haverá stands de marcas parceiras, nem acções que impliquem aglomeração de pessoas ou períodos de espera.

Em conformidade com o plano de contingência da organização, aos participantes será exigida a apresentação de certificado digital de vacinação ou teste negativo à Covid-19, no ato de levantamento do kit de participação.

 

© 6310 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.