Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Portugal, Espanha e Suíça organizam o Europeu de Andebol em 2028

Andebol-Mundial2028-Portugal-22-11-2021

Federação de Andebol de Portugal

Portugal, juntamente com a Espanha e a Suíça vão organizar o Europeu de Andebol de 2028, depois da decisão tomada pela Federação Europeia de Andebol no congresso que se realoizou em Viena (Áustria).

Portugal será co-anfitrião do evento que se realizará de 13 a 30 de Janeiro de 2028. Os portugueses regressam assim à organização de grandes eventos de andebol, após a realização do primeiro Campeonato da Europa, em 1994, e do Campeonato do Mundo em 2003, onde venceram a Suécia e a Croácia, respectivamente.

O sucesso da candidatura tri-partida a este grande evento do andebol europeu foi garantido com a adição da Suíça, uma das anteriores concorrentes, a esta organização, no que resultou numa candidatura única dos três países ao Campeonato da Europa de 2028.

Para Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, “foi com o maior orgulho e emoção que vi os meus colegas europeus confiar a Portugal, Espanha e Suíça a realização do Europeu 2028. Durante o Congresso da EHF, foi evidente o entusiasmo de todos os presentes com esta candidatura conjunta, prova de que saberemos receber e organizar este grande evento”.

Salientou ainda Miguel Laranjeiro que “Portugal realizou o primeiro campeonato da Europa no ano de 1994 e agora, ao fim de 34 anos, voltaremos a estar na organização da maior prova europeia de Andebol. A confiança que a EHF deposita em nós é um grande estímulo para a continuação do trabalho que temos vindo a desenvolver. A nossa Selecção Nacional e os Clubes têm feito um percurso notável nos últimos anos e queremos mesmo fazer história em 2028. Quero agradecer a todos os que estiveram envolvidos neste processo de candidatura que obteve a sua aprovação.”

Andebol-Mundial-2028-Portugal-22-11-2021O Presidente da Real Federação Espanhola de Andebol, Francisco V. Blázquez, celebrou um “momento histórico neste congresso do 30º aniversário da EHF. É um motivo de orgulho poder organizar um grande evento 32 anos após o último realizado em Espanha, ainda mais agora que estamos em vésperas de outro grande evento como o Campeonato do Mundo Feminino. É um projecto excitante em que a Real Federação Espanhola de Andebol irá trabalhar para continuar esta linha de crescimento”.

Sentimento também comum foi partilhado pelo Presidente da Federação Suíça de Andebol, Ulrich Rubeli, que se revelou muito contente com esta escolha, tendo referido que  óptimo que possamos acolher este Euro com os dois concorrentes de categoria absolutamente superior de Espanha e Portugal. O que nos dá orgulho. Com o compromisso de acolher o Women’s EHF Euro 2024 e o Men’s EHF Euro 2028, novas oportunidades abrem-se para nós. O andebol suíço terá ainda uma maior importância na agenda desportiva. Proporcionamos aos jogadores, fãs e patrocinadores perspectivas a longo prazo e atractivas – não só para amanhã, mas também para o futuro”.

O lema deste Europeu é ”New Heights for Handball Under One Anthem”, com dois grupos preliminares a serem jogados em cada um dos três países anfitriões. As duas rondas principais terão lugar em Espanha e Portugal e o fim-de-semana final será disputado em Madrid ou Barcelona. Os jogos em Portugal serão jogados num único local, na Altice Arena, em Lisboa.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.