Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Catarina Costa sagrou-se vice-campeã europeia de Judo

Judo-EuropeuBulgária-PrataCatarina-29-04-2022A judoca Catarina Costa (- 48 kg) conquistou a medalha de prata no primeiro dia do Campeonato da Europa de Judo – Sófia 2022, competição que decorre até domingo na capital búlgara.

Catarina Costa  iniciou a sua prestação na segunda ronda, onde eliminou a vice-campeã europeia sub-23 – Ramila Aliyeva, após acumulação de ‘shidos’ da atleta azeri. Nos quartos-de-final, o encontro com a italiana Assunta Scutto (15ª do ranking mundial e campeã mundial de Juniores) revelou-se bastante equilibrado, com o marcador a permanecer inalterado até ao período de ‘ponto de ouro’.

Nessa altura, disputaram-se mais 3 minutos e 35 segundos até que Catarina Costa conseguiu projectar a italiana e pontuar ‘ippon’. A portuguesa conseguiu o apuramento para a final europeia ao superar a experiente judoca israelita Shira Rishony (8ª do mundo), numa semifinal onde pontuou ‘wazari’ e conseguiu defender a vantagem até ao final dos 4 minutos. No seu último e derradeiro combate, encontrou a francesa Shirine Boukli, 2ª do ranking mundial, que procurava recuperar o título europeu conquistado em 2020.

O confronto foi bastante equilibrado, com ataques de ambas as atletas, mas foi a gaulesa a primeira a pontuar, já dentro do último minuto do tempo regulamentar. Apesar da tentativa de virar o marcador por parte da portuguesa, este manteve-se inalterado. Com este resultado, Catarina Costa sagraou-se vice-campeã europeia.

Na categoria -52 kg, Joana Diogo estreou-se com um triunfo, eliminando a jovem italiana Martina Castagnola (bronze no campeonato da Europa Sub-23) por ‘ippon’. Nos Oitavos-de-final encontrou a nº 1 do mundo, Amandine Buchard. Apesar do favoritismo da francesa, que defendia o título de campeã europeia, o confronto revelou-se equilibrado. Apenas a 22 segundos do fim, apesar do esforço da atleta lusa, a francesa conseguiu vantagem por ‘wazari’, que prevaleceu até final. Joana Diogo alcança assim a 9ª posição na competição.

Francisco Mendes  (-60 kg) somou uma vitória no seu combate inaugural, eliminando o britânico Samuel Hall (29º) por ‘ippon’. Na ronda seguinte, contra o ucraniano Artem Lesiuk (nº6 do ranking mundial), foi eliminado aos 30 segundos por decisão do árbitro, por alegadamente ter ceifado a perna de apoio do adversário. Com este resultado, Francisco Mendes alcançou o 9º lugar.

A campeã europeia Telma Monteiro começou a defesa do seu título na segunda ronda, onde encontrou a alemã Pauline Starke (35ª do ranking). Após cerca de um minuto e 34 segundos de combate, a judoca germânica surpreendeu a portuguesa, alcançando ‘ippon’. Desta forma, Telma Monteiro terminou a sua prestação no 9º lugar, ficando pela primeira vez fora do pódio, após 16 participações em Campeonatos da Europa.

Na categoria -60 kg, Rodrigo Lopes não conseguiu superar o seu primeiro adversário, Tornike Tsjakadoea (14º), dos Países Baixos.

Os combates recomeçam este sábado, estando em acção nos tatamis os judocas lusos Bárbara Timo (-63 kg), João Crisóstomo (-73 kg) e João Fernando (-81 kg), com as eliminatórias marcadas para as 09h30 locais (07h30 em Portugal Continental).

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.