Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Patrícia Sampaio com excelente 5º lugar no europeu de Judo em Sófia

Judo-PatriciaSampaio-01-05-2022

EUJ

Patrícia Sampaio, ao conquistar o 5º lugar, foi a melhor portuguesa na última ronda do europeu de Judo, que este domingo se concluiu na cidade búlgara de Sófia.

Patrícia Sampaio (-78 kg) iniciou a sua caminhada com a eliminação da britânica Emma Reid, 13ª do ranking mundial, após um combate equilibrado, decidido com um ‘wazari’ após 30 segundos de ‘golden score’.

Nos quartos-de-final encontrou a nº3 do mundo – Luise Malzahn. O confronto foi novamente equilibrado, com o marcador a chegar ao fim dos 4 minutos regulamentares sem alteração. A portuguesa deixou, mais uma vez, o melhor para o primeiro minuto do período de ‘ponto de ouro’, voltando a pontuar ‘wazari’ e a derrotar mais uma adversária.

Na luta pelo acesso à final, teve pela frente a vice-campeã europeia Guusje Steenhuis (nº4 do ranking mundial). O encontro começou com ataques de ambas as judocas, mas após cerca de 2 minutos, Patrícia Sampaio lesionou-se no ombro e teve de abandonar o combate com a neerlandesa. A lesão revelou-se também impeditiva de lutar pelo Bronze, onde ia encontrar a francesa Madeleine Malonga, nº 2 do ranking mundial e atual vice-campeã olímpica e mundial. Com este resultado, Patrícia Sampaio alcança um honroso 5º lugar, superando a sua melhor classificação em Campeonatos da Europa.

Jorge Fonseca (-100 kg) começou a sua prestação perante o polaco Piotr Kuczera, que este ano mudou de categoria de peso, passando dos -90 kg para os -100 kg. O bicampeão mundial entrou a dominar, tendo pontuado ‘wazari’ após cerca de um minuto de combate. O português continuou a atacar em busca da vitória, mas numa dessas iniciativas, o polaco conseguiu contra-atacar, tendo o árbitro marcado inicialmente ‘wazari’ mas, após análise, acabou por alterar a decisão para ‘ippon’, encerrando a participação de Jorge Fonseca.

Na categoria -90 kg, Anri Egutidze encontrou-se com o 12º do ranking mundial, Mihael Zgank. O combate foi equilibrado, com o português a chegar à vantagem primeiro, por ‘wazari’, mas com o turco a empatar pouco depois. O marcador permaneceu empatado até ao fim dos 4 minutos regulamentares e só sofreu alterações após mais de 2 minutos de ‘golden score’, altura em que Anri Egutidze foi penalizado com o terceiro ‘shido’ e foi eliminado.

Recorde-se Catarina Costa (-48 kg) tinha conquistado a medalha de prata na competição realizada no primeiro dia.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.