Sexta-feira 29 de Março de 2024

Torneio Intercultural Corfebol sem Fronteiras

CORFEBOL SEM FRONTEIRASO Pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa, vai ser palco este domingo do Torneio Intercultural Corfebol sem Fronteiras.

Este torneio é uma parceria do Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI), em com a Federação Portuguesa de Corfebol e a Associação Juvenil Ponte, associando-se assim às celebrações do “Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento”.

O Torneio decorre entre as 9h30 e as 18h00, contará com 19 equipas, provenientes de norte a sul do país e Açores, representativas de 20 concelhos do país e que iniciarão as atividades de natureza intercultural, no sabado, no Hotel Hollyday Inn Express Lisbon, em Alfragide.

A iniciativa que regista a presença de 21 nacionalidades diferentes, num total de 209 participantes, tem por objetivo promover a integração social, a participação cívica e a interação entre cidadãos imigrantes e autóctones, ao mesmo tempo que fomenta a igualdade de oportunidades, e o combate aos preconceitos e aos comportamentos e atitudes discriminatórios, através do desporto.

O Corfebol é a única modalidade desportiva coletiva que obriga à constituição de equipas mistas, compostas por igual número de homens e mulheres. No caso do “Corfebol sem Fronteiras”, as equipas integrarão ainda cidadãos autóctones e estrangeiros, promovendo assim o reforço da diversidade cultural, como forma de expressão e de valorização da sua presença e diversidade na sociedade portuguesa.

A iniciativa conta com o apoio do Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros (FEINPT) e é desenvolvida em parceria com a Rede de Centros Locais de Apoio à Integração de Imigrantes (CLAII).

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.