Quarta-feira 06 de Julho de 2022

Mais de centena e meia de atletas portugueses nos Jogos do Mediterrâneo

COP-JogosMediterraneo-14-06-2022

COP

O Comité Olímpico de Portugal apresentou, esta terça-feira, os desportistas que vão representar Portugal na 19ª edição dos Jogos do Mediterrâneo, que terão lugar na cidade de Oran (Argélia), de 25 deste mês de Junho a 5 de Julho próximo.

São 159 os atletas lusos, de 19 modalidades/20 disciplinas, tendo cada uma das modalidades recebido, de forma simbólica – no Parque dos Poetas, em Oeiras, uma bandeira nacional como forma de motivar os atletas a darem o melhor de si na representação do país, numa missão organizada pelo Comité Olímpico de Portugal.

COP-JogosMediterraneo---14-06-2022

COP

Catarina Monteiro, chefe da Missão de Portugal, dirigiu-se à Equipa Portugal citando um grande nome do desporto mundial, para sublinhar o caminho a seguir nos Jogos do Mediterrâneo, referindo que ”nas palavras de Michael Jordan, um dos mais brilhantes atletas mundiais, “o talento vence jogos mas só o trabalho em equipa ganha campeonatos”. E é isso que temos que levar para Oran – uma equipa forte e unida, pronta para representar Portugal ao mais alto nível nos Jogos do Mediterrâneo de 2022. Dezanove modalidades que representam a mesma bandeira… a mesma nação. Somos a Equipa Portugal.”

Diana Gomes, presidente da Comissão de Atletas Olímpicos, reforçou as palavras de confiança na Missão que também integrará na Argélia, à semelhança do que sucedera noutras competições com o seu antecessor, João Rodrigues. “Estou segura que todos os nossos atletas sentirão uma enorme motivação por se irem encontrar com os outros 25 países e elevarão o nosso País ao mais alto nível”, salientou Diana.

Os atletas também foram os protagonistas principais do discurso de Carlos Pereira, vogal do Instituto Português do Desporto e Juventude, que esteve em Oeiras a representar o secretário de Estado da Juventude e Desporto, tendo referido que “é muita a confiança e o crer que toda a população portuguesa sente em relação ao trabalho dos atletas. O vosso exemplo, os valores que transmitem são fatores de motivação para os jovens que têm menos aptidões ou têm uma opção diferente em relação à prática desportiva”.

COP-JogosMediterraneo--14-06-2022

COP

Francisco Rocha Gonçalves, vice-presidente da Câmara Municipal de Oeiras, encorajou a Equipa Portugal a superar-se e também se dirigiu especialmente aos atletas, afirmando que “o vosso exemplo é olhado por todos os vossos compatriotas, esta é uma grande responsabilidade para todos vós serem extraordinários. Façam-nos orgulhosos.”

Na sua intervenção, Abdelmadjid Naamoune, embaixador da Argélia em Lisboa, sublinhou que o investimento feito para organizar Oran 2022 foi significativo, salientando que “para garantir o sucesso destes Jogos do Mediterrâneo, o meu país mobilizou recursos enormes, na construção de novas infraestruturas desportivas e hoteleiras, com o objetivo final de acolher nas melhores condições possíveis este importante evento mediterrânico”.

 

A encerrar a apresentação, José Manuel Constantino, presidente do COP, deixou palavras de especial incentivo aos atletas, tendo referido que “se as coisas vos correrem bem, correm-nos bem a nós e correm, sobretudo, pelo primeiro motivo do vosso orgulho, que é representar Portugal. Essa é a nossa razão de estar e isso nunca deve ser esquecido. Mais do que as nossas modalidades, mais do que nós próprios, nós estamos a representar um País, uma Nação, e isso deve ser um grande motivo de orgulho, estarmos a representar Portugal”.

Esta é a segunda vez que a Equipa Portugal participa nos Jogos do Mediterrâneo, depois de, há quatro anos, em Tarragona’2018, ter conquistado 24 medalhas: três de ouro, oito de prata e 13 de bronze.

 

© 2022 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.