Quarta-feira 06 de Julho de 2022

Promover uso do desporto como veículo de paz e não de discriminação

COP-ReuniãoComitesEuropeus-15-06-2022Spyros Capralos, presidente dos Comités Olímpicos Europeus, defendeu, em discurso no final da Assembleia Geral dos NOCs, realizada em Skopje (Macedónia do Norte), que “se deve continuar a promover o uso do desporto como veículo de paz e não de discriminação”.

Reforçou ainda o citado dirigente “mesmo quando o mundo está dividido, o desporto pode unir. Os COE continuarão a ser guiados pelos princípios e valores olímpicos, e estamos ansiosos pelo retorno de todos os atletas ao campo de jogo, assim que as circunstâncias o permitam, o que infelizmente ainda não é o caso, conforme enfatizado pelo presidente do Comité Olímpico Internacional, Thomas Bach”.

A 51ª Assembleia Geral dos Comités Olímpicos Europeus (COE) concluiu-se com Capralos a reafirmar que “a família do desporto europeu seja uma força unificadora”.

A Assembleia Geral recebeu um relatório do Diretor do Escritório da União Europeia dos COE, Folker Hellmund, que reiterou a importância de proteger e melhorar o Modelo Desportivo Europeu.

Em alinhamento com o COI, a Assembleia Geral dos COE’s concordou que este modelo garante que o desporto continue a ser executado no interesse da maioria na Europa.

A 52ª Assembleia Geral será realizada na Turquia, em Outubro de 2023, enquanto o 43º Seminário dos COE acontecerá em Olímpia (Grécia), de 30 de setembro a 1 de Outubro de 2022.

© 2022 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.