Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Elite sem fair play provoca vergonha!

21set 2036 CNRugby13 14

A Jogada Fora de Campo – Nacional de Rugby – Divisão de Honra

Depois da intensa campanha ao desportivismo, apelos à ética, ao fair play, o que se sobressaiu da primeira jornada do nacional da Divisão de Honra (tê-la-á havido?) foi … uma vergonha!

É verdade que não foi em todos os jogos mas bastaria que fosse em apenas um para “borrar a pintura”, como soe dizer-se.
Por certo que não foi a abertura desejada para o rugby nacional, não era este o titulo desejado para a crónica da jornada, mas o titulo retrata bem o panorama do que aconteceu na 1ª jornada da principal competição do rugby em Portugal.
A oval não teve culpa no cartório. Os agentes desportivos é que a maltrataram! Mas que a época começou mal neste capítulo ninguém duvida.
Foi uma jornada marcada por numerosas situações de pura violência, algumas passadas no espaço fisico frente ao arbitro, com os agentes desportivos – que, por vários motivos, tendo a experiencia que tem e querem ser modelos para as camadas mais jovens dos seus clubes – a darem  um espetáculo triste de mais, dentro e fora do relvado..
Talvez calor que se fez sentir tenha também contribuido para isso mas que foi mau de mais disso não há dúvida.
Perderam os dirigentes, perderam os clubes, perderam os adeptos que incentivam estas atitudes, ficando na imagem e nos ouvidos os impropérios ofensivos de caracter pessoal.
A qualidade daqueles que tem de decidir, não pode depender de um qualquer “lobby” de pressão, por o jogo ser num recinto de clube A ou B, porque se assim ocorrer não estão a desempenhar as funções.
Espera-se que não se contemporize com estas atitudes e que os agentes desportivos saibam o que fazem nos respectivos lugares.
Está em causa o trabalho feito por muitos quanto à promoção e divulgação da ética e do fair-play e que alguns não merecem beneficiar de uma qualquer notoriedade individual ou adulterar a verdade desportiva.

Vamos dignificar o rugby, vamos dignificar o desporto.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.