Quarta-feira 24 de Abril de 2024

Seleção Portuguesa de Andebol reconhecida pela Associação de Atletas Olímpicos de Portugal

Andebol-AAOP-Distinção-11-03-2023

Federação Andebol Portugal

Os atletas que participaram na edição de 2020 da maior prova internacional de desporto – Jogos Olímpicos – foram reconhecidos pela Associação de Atletas Olímpicos de Portugal (AAOP),

Numa cerimónia que contou com a presença de Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal; Luís Alves Monteiro, Presidente da Direção da AAOP e, membros da mesma instituição, entre eles Fernanda Ribeiro, medalhista olímpica, Sandra Sarmento, Marta Moreira e Nuno Fernandes e que teve lugar no Four Points by Sheraton, este sábado.

A AAOP tem vindo a trabalhar em parceria com a WOA – World Olympians Association – bem como com outras associações desportivas, com o objetivo e missão de defender, divulgar e promover os “Valores do Movimento Olímpico”, desenvolvendo laços estreitos de solidariedade, amizade e apoio mútuo, entre todos os Atletas Olímpicos Portugueses.

Os seus objetivos passam por aumentar a família AAOP, angariando novos sócios, trabalhando simultaneamente a proximidade e união de todos os Atletas, apostando principalmente no seu pós-carreira, procurando responder às necessidades dos seus Associados da melhor forma e garantindo que, de acordo com o seu projeto eminentemente social, possam dar rosto e capacidade interventiva, como exemplo que são, dos valores do respeito excelência e amizade.

Andebol-AAOP-Distinção--11-03-2023

Federação Andebol Portugal

Os atletas reconhecidos foram Alexandre Cavalcanti, André Gomes, António Areia, Diogo Branquinho, Fábio Magalhães, Gustavo Capdeville, Leonel Fernandes, Luís Frade, Miguel Martins, Manuel Gaspar, Rui Silva, Pedro Portela e Victor Iturriza pela qualificação e prestação obtida nos Jogos Olímpicos – Tóquio 2020.

Seleção sub-21 de Portugal derrota Espanha e faz o pleno na Hungria

A preparação para o Campeonato do Mundo deste ano – e última grande competição de formação para os atletas da Seleção Nacional sub-21 – continua a deixar indicadores positivos e, este sábado, Portugal concretizou o pleno de vitórias no M2002 Tournament, um torneio internacional de cariz particular, na Hungria, derrotando a Espanha, depois de ter vencido a Eslovénia no dia anterior.

Andebol-AAOP-Distinção---11-03-2023

Federação Andebol Portugal

Numa reedição da final do M20 EHF Euro 2022, de má memória para os pupilos de Carlos Martingo, os campeões europeus entraram melhor e após 10 minutos de jogo já venciam por 6-2, que viria a ser a maior diferença registada em todo o encontro e não mais voltaria a surgir. Uma reação com critério de Portugal, transformada em parcial de 0-4, colocou tudo de novo empatado e levou Rodrigo Reñones, técnico espanhol, a pedir o primeiro time-out.

O jogo desenrolou-se sob um forte equilíbrio, desde esse momento até ao apito final. Portugal foi premiado pela boa prestação defensiva quando Gabriel Cavalcanti fez o 8-9, de contra-ataque depois de uma interceção e colocou a equipa lusa na frente pela primeira vez. A Espanha até voltou à carga mais tarde, reverteu as contas e agarrou mesmo dois golos à maior (14-12), mas foi Portugal a recolher aos balneários em vantagem (17-16).

Na segunda metade o filme do jogo foi idêntico com as duas equipas a responderem de igual para igual com algumas exceções, como é o caso do 17-19 favorável a Portugal. À imagem daquilo que se observou no derradeiro duelo do Europeu sub-20, em Matosinhos, Espanha voltou a acusar pouca pressão e aproveitou as poucas falhas lusas para recuperar e passar novamente para a dianteira, ao 24-23.

Portugal reagiu, agarrou a liderança definitivamente até ao final (33-32) e festejou o pleno de vitórias em Siófok, na Hungria, com excelentes indicadores para o futuro. Pedro Oliveira voltou a ser decisivo, ao apontar 10 golos, o dobro daqueles apontados por Gabriel Cavalcanti, segundo melhor marcador português do encontro.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.