O Panathlon Clube de Lisboa, que integra Panathlon International promoveu esta noite no Palácio Real Hotel, em Lisboa o jantar do comemorativo do seu 34º Aniversário.
{jathumbnail off}Além dos sócios e membros dos corpos directivos a cerimónia contou com presenças ilustres como Presidente do Distrito Multinacional do Panathlon International, Mr Jean-Pierre Largo, do representante da Secretaria de estado do Desporto e da Juventude, outras entidades ligadas à cultura olímpica e desporto nacional.
O orador convidado para o jantar comemorativo do 34ª aniversário do PCL foi o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa que proferiu uma dissertação sobre “Desporto e Educação”, que foi do agrado de todos os presentes na sala.
Na fase que antecedeu o jantar tivemos os discursos, primeiro foi o Presidente do PCL , General Mariz Fernandes afirmou ” uma sociedade que não respeita os valores éticos e morais não tem possibilidade de sobreviver” por ser assim acrescentou que o Panathon Clube de Lisboa luta “contra a adulteração da verdade desportiva…”, de uma forma clara condenando o dopping, a violência, a corrupção e todos os fenómenos alheios à verdade desportiva.
No mesmo sentido falou a seguir, Jean-Pierre Largo, Presidente do Distrito Multinacional do Panathlon Internacional , que nas palavras que dirigiu aos presentes vincou as razões da existência do Panathlon ” temos de ajudar a promover um desporto limpo…promover a ética… lutar contra o dopping… proteger os jovens na pratica desportiva, promovendo o Fair-Play”.
Foi uma cerimónia em que, o Panathlon Clube de Lisboa fez a entrega do Prémio Panathlon, ao ex-atleta olímpico António Bessone Basto, e o de Prémio Fair-play, ao atleta surdolímpico, Hugo Silva Passos além de destingir os sócios que presaram pela sua assiduidade ao longo do ultimo anos nos eventos mensais realizados pelo clube.
A finalizar tivemos a presença do Professor Marcelo Rebelo de Sousa, que nas palavras que dirigiu à plateia atenta, abordou a questão “Desporto e Educação”, mencionando factores e situações que envolvem a formação, as condições que condicionam a formação desportiva.
À margem deste tema disse que ainda existem problemas no desporto nacional e um deles está na “focalização e polarização em algumas modalidades, numa modalidade, que é uma grande modalidade que é o Futebol…futebol profissional…mas nos últimos anos está a ser alterado o panorama…”, mas ao mesmo tempo diz o Professor “há cada vez mais gente a fazer desporto, é vê-los de manhã, à tarde, à noite, de todas as idades” realidade diferente de à quarenta anos, trinta anos atrás, pois hoje “cada vez mais as pessoas reconhecem o desporto é bom para a saúde, percebem que o desporto é importante o convívio social, é transversal a todo o país”, rematou Marcelo Rebelo de Sousa.
Reportagem alargada na próxima edição da revista .