Terça-feira 25 de Junho de 2024

O sucesso não é definitivo, o fracasso não é fatal: o que conta é a coragem de continuar!

Fórum Nacional de Atletas

COP

Foi com esta frase, da autoria de Winston Churchill (Militar, estadista, escritor e primeiro-ministro do Reino Unido entre 1940 e 1945 e 1951 a 1955), que Naide Gomes a internacional triplista portuguesa, terminou a mensagem transmitida aos atletas que estão a caminho de Paris’2024.

Num dia cheio para a Comissão de Atletas Olímpicos (CAO) com a realização do Fórum Nacional de Atletas, esta sexta-feira, na sede do Comité Olímpico de Portugal (COP), onde esteve no centro das atenções dos participantes o caminho da Equipa Portugal até aos Jogos Olímpicos Paris 2024, mas houve muitas matérias em análise.

Gabrielle Meylan, do Departamento de Atletas do Comité Olímpico Internacional, foi a primeira palestrante, para explicitar as potencialidades da plataforma “Athlete365 Programmes”, onde nesta altura já estão registados mais de 160 mil participantes.

Diana Gomes, presidente da CAO, e Ricardo Bendito, coordenador do Gabinete do Atleta, prestaram informação sobre o trabalho da organização, nomeadamente os serviços de apoio que podem prestar aos atletas e os programas em curso, entre os quais se encontram os Atletas Speakers e o Programa de Mentoria,

“O que esperam os jornalistas dos atletas” foi objeto da intervenção de Ana Marques Gonçalves, da Agência Lusa, que proporcionou momentos de grande interatividade com os atletas, interessados em esclarecer algumas das dinâmicas em que se baseia o trabalho jornalístico e as implicações que podem ter na atividade dos atletas.

Pedro Sequeira Ribeiro, diretor do Departamento Comercial e de Marketing do COP, focou-se nas regras a seguir para proteger a Marca Olímpica e às quais os atletas também devem submeter-se; tendo explicitado também o que são as Propriedades Olímpicas e quais são as implicações da Regra 40 e da Regra 50.

Marco Alves, chefe da Missão de Portugal a Paris 2024, fez o balanço sobre os preparativos para os Jogos Olímpicos e percebeu junto dos atletas quais as suas necessidades.

António Varela, diretor do Departamento de Comunicação, elencou as iniciativas que vão ser desenvolvidas até ao início dos Jogos Olímpicos, a 26 de julho de 2024, com os atletas por protagonistas.

Para encerrar o Fórum, a atleta Naide Gomes falou sobre “o outro lado do sucesso”, sobre “criar expectativas e lidar com a frustração”, recordando a sua participação nos Jogos Olímpicos Pequim 2008, nos quais era a principal favorita a conquistar o ouro e acabou por ficar fora da final.

Naide Gomes escolheu citar Winston Churchill para explicar qual deve ser a atitude dos atletas perante a competição: “O sucesso não é definitivo, o fracasso não é fatal: o que conta é a coragem de continuar.”

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.