Sexta-feira 29 de Abril de 4968

Ténis de Mesa na arrancada para os Jogos Olímpicos de Paris 2024

As seleções nacionais de Ténis de Mesa iniciam a sua participação no Campeonato do Mundo de equipas nesta sexta-feira, em Busan, Coreia do Sul, com o foco na qualificação para os Jogos Olímpicos Paris 2024.

COP-JogosOlimpicos-14-02-2024

COP

De acordo com a informação veiculada pelo COP, a seleção masculina é integrada por Marcos Freitas (19º do ranking mundial), João Geraldo (41º), Tiago Apolónia (49º) e João Monteiro (94º), e vai competir no Grupo 8, com Roménia (dia 16, 11h00), Irão (17, 11h00), Egito (18, 11h00) e Tailândia (19, 5h00).

Fu Yu (55ª), Jieni Shao (63ª), Matilde Pinto (254ª) e Inês Matos (270ª) formam a seleção feminina, que terá pela frente, no Grupo 6, Áustria (17, 8h00), Hong Kong (18, 5h00), Austrália (19, 11h00) e Cazaquistão (20, 5h00).

Seguem para a ronda de 16, a eliminar, as equipas 1ªs classificadas em cada grupo, sendo que as 2ª e a 3ª classificadas seguem para a ronda de 32.

Para os Jogos Olímpicos Paris 2024 qualificam-se as oito seleções que chegarem aos quartos de final do Mundial. Nesta altura já estão apuradas, via qualificação continental, Austrália, Brasil, Canadá, China, Egito e Suécia, mais a França, país organizador – no setor masculino; e Austrália, Brasil, China, Egito, Alemanha e Estados Unidos – e França, como país organizador – no setor feminino. No caso destas seleções terminarem entre as oito primeiras do Mundial, as vagas sobram para o apuramento por ranking.

O selecionador nacional Francisco Santos (seleção masculina), a propósito, salientou que “vai ser uma prova muito competitiva e muito dura. O primeiro objetivo é passar a fase de grupos, se possível em primeiro lugar para ficarmos a uma vitória de atingir os quartos de final. Estamos conscientes que o nosso grupo é muito equilibrado, mas somos os primeiros cabeças-de-série e vamos tentar a qualificação para a fase seguinte. A Roménia é uma equipa muito forte, o Irão, há pouco tempo, venceu o Japão nos Jogos Asiáticos e o Egipto é o atual campeão africano, mas os nossos atletas habituaram-nos a grandes desempenhos nestas grandes competições e sei que mais uma vez tudo farão para dignificar o desporto português.”

Xie Juan (seleção feminina) referiu que “todos sabem que neste mundial quem terminar entre os oito primeiros será diretamente qualificado para os Jogos Olímpicos. A nossa seleção está preparada e vai tentar fazer o melhor resultado possível. Existe uma mentalidade positiva e a equipa está unida. O nível de cada equipa do nosso grupo é forte e precisamos ter um bom desempenho para chegar à qualificação olímpica. Temos de lutar muito, dar o nosso máximo. Vamos!”

 

© 4968 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.