Quarta-feira 17 de Abril de 2024

FC Porto venceu Estrela Amadora e não descola do Benfica e do Sporting

Ao derrotar (2-0) o Estrela da Amadora, o FC Porto mandou no Dragão mas é nítido um certo “apagamento” no valor da atuação dos jogadores portistas, pese embora a equipa de Sérgio Conceição tenha conseguido marcar golos (para o caso foi a única a fazê-lo) e somar mais três pontos.

20240217_fcp vs estrela_025

José Pedro Gonçalves / JDM

A estatística refere que os portistas remataram mais (18-8, dos quais 5-2 para a baliza, numa posse de bola de 69/31%), pelo que acharam o caminho para o triunfo, ainda que só a partir dos 35’, quando Galeno se aproveitou de uma bola, que foi desviada na defesa amadorense, que surgiu aos seus pés, cabendo-lhe apenas rematar ante a passividade de toda a gente e colocar a bola no fundo da baliza.

Mas o Estrela não se ficou e, de imediato, chegou à baliza para obrigar Diogo Costa a uma defesa de gabarito, evitando o empate, que esteve à vista.

Pelo meio, nada deu resultado positivo e a vantagem mínima manteve-se até final do primeiro tempo.

Numa toada semelhante, os portistas entraram na segunda parte quase ao mesmo estilo, com o Estrela a não perder oportunidades para criar perigo, mas a não acertar na baliza, até porque apenas enviaram dois remates a ela dirigidos.

Ainda assim (56’), o FC Porto chegou aos 2-0, depois de uma jogada iniciada por Galeno ter levado a bola a João Mário que, perto da linha da grande área, mas fora dela, rematou forte para elevar a contagem e poder descansar mais um pouco os comandados por Sérgio Conceição, que não deixou de esbracejar, com é seu timbre.

De resto, o jogo chegou ao fim sem que o marcador fosse alterado e os portistas ficaram mais perto de Benfica e Sporting, ainda que à condição, porquanto o Benfica joga este sábado e o Sporting só na segunda-feira.

Nesta segunda parte da 22ª jornada da Liga Betclic, o Chaves recebeu e venceu o Boavista – com os boavisteiros a continuarem a descer na classificação – com dois golos marcados por Guzzo (7’) e Héctor (71’), com Lourenço a ter empatado (23’), mas tendo passado por uma estatística favorável ao … Boavista.

Os boavisteiros remataram mais (13-9 e tiveram e mais posse de bola – 60/40%), com o Chaves a vencer nos remates para a baliza (5-3), o que valeu o triunfo pela margem mínima, com os flavienses a tentarem sair do último lugar da classificação.

Em Portimão, os locais defrontaram o Vitória de Guimarães, com os visitantes a garantirem mais um ponto (1-1) para se manterem na luta pelos lugares na Europa (em disputa direta com os também minhotos de Braga).

Silva abriu (20’) o marcador para os visitantes e Oliveira empatou (79’), numa partida semelhante à anterior, com o Guimarães a rematar mais (15-11), mas os algarvios a ganharem nos remates para a baliza (5-1), e na posse de bola 51/49%, o que justificou o empate.

Neste domingo, a ronda começa com o Casa Pia-Arouca (15h30), seguindo-se o Benfica-Vizela e o Estoril-Gil Vicente (18h), terminando com o Sporting de Braga-Farense (20h30).

A jornada fecha-se na 2ª feira, com o Moreirense-Sporting (20h15).

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.