Sábado 27 de Abril de 2024

Nacional de Crosse Curto em Mira

O circuito de corta-mato, localizado em Mira, volta a receber um nacional de corta-mato, desta vez na variante de distância curta, que terá lugar neste sábado, a partir das 14h30.

Atl-NacionalCrosseCurto-13-03-2024

FPA / Luís Barreto

Estes Campeonatos Nacionais de Corta-mato são uma organização da Federação Portuguesa de Atletismo, com apoio da Associação de Distrital de Atletismo de Coimbra e do Município de Mira, complementando-se com os Nacionais Universitários de Corta-mato, com o apoio da Federação Académica do Desporto Universitário.

Na 24ª edição, estes campeonatos revestem-se de grande expetativa, após os êxitos das últimas edições, especialmente no número de concorrentes, que tem aumentado nas últimas três edições (no pós-pandemia). São esperados cerca de mil concorrentes (segundo as listagens de atletas inscritos) em todos os escalões (dos sub-18 aos absolutos).

No escalão principal, absolutos, a prova masculina promete bastante com a presença do Sport Lisboa e Benfica, campeão em nove das 10 últimas edições da competição; do Sporting Clube de Braga, campeão em 2019 e vice-campeão em 2022 e 2023, e o Centro de Atletismo de Seia, terceiro no ano passado, a que se junta o Sporting Clube de Portugal, que já venceu a competição em oito edições, mas que não tem subido ao pódio nas cinco últimas edições.

Em termos individuais, destaque para as presenças dos três primeiros classificados do ano passado: o campeão em título, Etson Barros (segundo em 2022), Miguel Moreira, vice-campeão no ano passado (ambos do Benfica), e Samuel Freire, do Vitória Futebol Clube (Setúbal), vencedor em 2022 e terceiro no ano passado.

A grande figura e favorita, que consta das inscrições na prova feminina (absolutos), é Mariana Machado, campeã nacional em quatro das últimas cinco edições. Com a ausência da vice-campeã Neide Dias (vencedora em 2022), Solange Jesus (agora no Braga), terceira nas duas últimas edições, e Susana Santos (Feirense), vice-campeã em 2022, são nomes a ter em conta, para além de um leque de jovens atletas que estão a evoluir para patamares mais altos.

Em termos coletivos, caso apresente as melhores soluções, o Sporting de Braga, três vezes vice-campeão e uma vez terceiro em quatro das últimas cinco edições, é claramente favorito ao triunfo, mas terá de lutar para desfeitear o Recreio de Águeda, campeão de 2018 a 2021 e vice-campeão no ano passado, e o Feirense, campeão em 2023 e vice-campeão em 2022. Depois, com uma equipa muito jovem, o Sporting Clube de Portugal pode entrar na discussão do pódio, para além de outras equipas como S. Salvador do Campo.

Tudo fica por apurar no próximo sábado, com as provas para os atletas sub-18 a serem as primeiras do programa, seguidas das provas principais (de sub-20 a absolutos), que integram os nacionais universitários.

As últimas provas do programa destinam-se aos nacionais de atletas veteranos.

Atl-ProtocoloViagens-13-03-2024

FPA / Luís Barreto

Federação com protocolo para viagens

Entretanto, a Federação Portuguesa de Atletismo assinou um protocolo com a Em Viagem – Travel Solutions para as necessidades de deslocação das seleções nacionais.

Este protocolo, assinado pelo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, e pelo administrador da empresa, João Raposo, tem a duração de um ano e será um apoio importante para as deslocações de todas as seleções nacionais.

Especialistas em Gestão, Organização e Consultoria de Viagens de Lazer e Corporativas, bem como Viagens de Incentivo, Eventos e Grupos, a EMVIAGEM (fundada em 2007) tem, atualmente, balcões em Portugal Continental, Madeira e Açores: Lisboa (Campo Pequeno & Parque das Nações), Seixal, Évora, Sines, Santiago do Cacém, Portimão, Vizela, Matosinhos, Funchal, Ponta Delgada, Faro e Vizela.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.