Domingo 28 de Abril de 2024

Volta ao Alentejo Crédito Agrícola inicia-se esta quarta-feira

Ciclismo-VoltaAlentejo-19-03-2024

Volta ao Alentejo

Castro Verde será, nesta quarta-feira, o palco da partida (11h15) da 1ª etapa da 41ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola, sendo a “Capital do Campo Branco” a décima nona localidade que recebe o início da prova.
A “Alentejana” irá percorrer, ao longo das cinco etapas, 852,7 km, 13 prémios de montanha e 15 metas volantes. De salientar que em cada uma das chegadas haverá 10, 6 e 4 segundos de bonificação e em cada uma das metas volantes de 3, 2 e 1 segundos, que se apresentam com elevada influência no desfecho classificativo.
Os 125 corredores confirmados pelos diretores desportivos na reunião preparatória da competição percorrerão, na abertura, 168 km, desde Castro Verde até à cidade de Beja, onde no Largo de Santo Amaro, tendo a Torre de Menagem, do Castelo de Beja, como “guardião-mor”, será coroado o primeiro vencedor de etapa da edição deste ano da “Alentejana”.
Nesta etapa destacam-se as passagens por Almodôvar, terra de ciclismo, Mértola, o antigo povo mineiro de Mina de São Domingos, Cruz da Cigana, na chamada Serra de Serpa, onde se fabrica o bom queijo na região.
Depois da passagem por Serpa, a caravana vai cruzar a histórica aldeia de Baleizão, no concelho de Beja, com uma “visita” ao Monumento de Catarina Eufémia, quando se cumprem 70 anos sobre a data da sua morte.
O Largo do Santo Amaro recebe pela segunda vez uma chegada da Volta ao Alentejo, tendo no ano de 2005, Pedro Soeiro (Carvalhelhos/ Boavista) ganhado a etapa e vestido a primeira camisola amarela dessa edição.
A propósito deste evento ciclístico, Joaquim Gomes, diretor da organização, salientou que

“manter as quatro sub-regiões alentejanas na prova tem sido o maior desígnio. Felizmente, desde o Baixo ao Alto Alentejo, do Litoral ao Alentejo Central, a recetividade dos autarcas tem permitido apresentar um percurso que, na sua fase inicial, dará um maior destaque aos velocistas, somente contrariados pela exigente 3ª etapa em que a travessia da Serra de S. Mamede a anteceder o difícil circuito final em Castelo de Vide dará naturalmente vantagem aos trepadores. Será neste contexto que as bonificações poderão baralhar a atribuição de favoritismo a corredores com determinadas características podendo arrastar até Évora a discussão da Vitória.”

Para além da Camisola Amarela Crédito Agrícola (Classificação Geral Individual por Tempos) estão em discussão a Camisola Verde Delta Cafés (Classificação Pontos), a Camisola Azul Correio da Manhã (Classificação Montanha) e a Camisola Branca Turismo do Alentejo (Classificação da Juventude).

Equipas Nacionais (todas portuguesas):

Sabgal / Anicolor, Efapel Cycling, ABTF Betão-Feirense (POR), Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, Kelly Simoldes UDO, Credibom/LA Aluminios/Marcos Car, AP Hotels & Resorts/Tavira/SC Farense, Aviludo-Louletano-Loulé Concelho e Rádio Popular – Paredes- Boavista.

Equipas Estrangeiras:

Caja Rural – Seguros RGA (Espanha), Project Echelon Racing (EUA), Team Storck – Metropol Cycling (Alemanha), Illes Balears Arabay Cycling (Espanha), Lubelskie Perla Polski (Polónia) e Swiss Cycling National Team (Suíça).

Equipas de Clube: Óbidos Cycling Team, CCL / Matdiver / Anastácio Mendes & Mendes e Portos Windmob, todas de Portugal.

Mais uma jornada desporto à porta de casa, com o ciclismo a ser a modalidade que vai impactar este fim-de-semana em termos desportivos em Portugal.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.