Sábado 27 de Abril de 2024

Pares BC3 e BC4 de Boccia de fora dos Jogos Paralímpicos

Portugal terminou, nesta terça-feira, a participação no Torneio de Qualificação Paralímpica de Boccia sem conquistar qualquer quota suplementar para os Jogos Paralímpicos Paris 2024.

CPP-JogosParalimpicos-27-03-2024 (1)

CPP

Os pares BC3 e BC4 foram eliminados da fase de grupos da competição realizada em Coimbra e perderam a oportunidade de disputar os lugares de pódio que garantiam a abertura de quotas para Paris 2024.

O par BC3 constituído por Ana Sofia Costa e José Abílio Gonçalves até começou bem a competição com uma vitória por 10-3 sobre Singapura. Seguiram-se, no segundo dia de provas, a derrota com a Grã-Bretanha por 4-1 e o triunfo sobre o Perú por 4-3, sendo que, nesta quarta-feira, a derrota frente à Grécia por 12-0 colocou a formação nacional fora dos dois lugares cimeiros do grupo que davam a passagem à meia-final e consequente possibilidade de lutar pelo pódio.

O par BC4 composto por Carla Oliveira e Nuno Guerreiro falhou também o apuramento. A dupla nacional apresentou-se no Torneio de Qualificação com o objetivo de garantir uma das medalhas que abriam quota para Paris 2024 mas as derrotas frente ao Japão (5-2) no domingo e frente à Hungria (4-1) e à Malásia (5-3) impossibilitaram desde logo a passagem às meias-finais da competição. O percurso do par BC4 nesta prova terminou esta quarta-feira com nova derrota desta feita frente ao Brasil por 4-2.

O Torneio de Qualificação Paralímpica constituiu-se como a última oportunidade de apuramento dos pares BC3 e BC4 portugueses para os Jogos Paralímpicos Paris 2024.

A equipa BC1/BC2 nacional já garantiu lugar na maior competição desportiva mundial para pessoas com deficiência na atribuição de quotas por via do ranking mundial.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.