Domingo 28 de Abril de 2024

Clássico entre Dragões e Águias no arranque da fase final do campeonato de Andebol

Andebol-FaseFinal-28-03-2024Um FC Porto-Benfica abre a primeira jornada da fase final dos Grupos A, B e C, que foi sorteada esta quinta-feira no Comité Olímpico de Portugal, com destaque para o duelo entre FC Porto e Benfica, competição que arranca no próximo dia 13 de abril.

Apesar de haver ainda um jogo da Fase Regular por cumprir (FC Porto x Marítimo Madeira Andebol SAD) agendado para dia 3 de abril – as equipas do principal escalão de andebol português já conhecem o seu destino na Fase Final. Sporting., SL Benfica, FC Porto e ABC UMinho compõem o

Grupo A; Águas Santas Milaneza, Marítimo da Madeira Andebol SAD, CF Os Belenenses e Póvoa AC Bodegão Grupo CCR; Grupo B; e na luta pela manutenção seguem Vitória SC, FC Gaia Empril, Artística de Avanca Bioria e Vitória FC.

As equipas iniciam a sua campanha na fase final com 50% dos pontos conquistados na Fase Regular. No entanto, devido ao jogo em atraso entre Dragões e Insulares, a atribuição dos pontos às equipas dos Grupos A e B apenas será concretizada após o duelo referente à Jornada 21 da Fase Regular, agendada para o próximo dia 3 de abril.

Época 2023/24 Sorteio Taça FAP, em Belém, no Comité Olímpico de Portugal

FP Andebol

O evento arrancou com uma nota de boas-vindas de Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, afirmando que “este ano tivemos uma alteração do modelo competitivo, com o qual estamos satisfeitos até este momento. Este trouxe mais competitividade à prova e mais equilíbrio entre os clubes, o que é muito importante. Temos hoje um dos campeonatos mais competitivos da Europa, o que não é coisa pouca, como poderão imaginar. Quero agradecer aos clubes, que têm feito um trabalho muito importante que depois tem reflexo na Seleção Nacional. Eu digo muitas vezes que quando as Seleções Nacionais ganham, os clubes também ganham, mas o mesmo também acontece ao contrário. Este trabalho conjunto, entre os selecionadores, os treinadores, as equipas e os atletas, é decisivo para a projeção que temos conseguido ter a nível internacional. Desejo, naturalmente, as maiores felicidades para esta fase final às equipas dos três grupos, certamente com realidades e expetativas diferentes, o que é normal, e desejo uma Boa Páscoa a todos, sobretudo a todos os agentes da nossa modalidade.”

José Macau, Membro do Departamento Desportivo da Federação de Andebol de Portugal, explicou os procedimentos e deu início ao sorteio que definiu primeiro o calendário do Grupo C, do Grupo B e, por fim, do Grupo A. O sorteio contou com a colaboração de Miguel Fernandes, Diretor Executivo da Federação de Andebol de Portugal, Irene Henriques e Pedro Jerónimo, representantes do Benfica, Carlos Carneiro, em representação do Sporting e António Rita, vice-Presidente do Vitória FC.

Ditou o sorteio que a primeira ronda da Fase Final do Campeonato Placard Andebol 1 vai contar com um duelo entre ‘Vitórias’ – Vitória FC e Vitória SC -, com os sadinos a receberem os vimaranenses e, ainda no Grupo C, a Artística de Avanca Bioria desloca-se ao terreno do FC Gaia Empril.

No Grupo B, o Marítimo Madeira Andebol SAD recebe o CF Os Belenenses e o Águas Santas Milaneza tem encontro marcado com o Póvoa AC Bodegão Grupo CCR.

Na luta pelo título de Campeão Nacional, a ronda arranca com os leões a visitar o ABC UMinho e com um ‘clássico’ no Dragão Arena entre FC Porto e Benfica.

A primeira jornada da fase final do Campeonato Placard Andebol 1 está agendada para o próximo dia 13 de abril.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.