Sexta-feira 03 de Maio de 2024

Miguel Borges e Vanessa Carvalho campeões nacionais da meia-maratona, em Braga

Atl-NacionaisMarcha-07-04-2024

António Fernandes / FPA

Miguel Borges e Vanessa Carvalho, atletas do Sporting Clube de Braga, dominaram totalmente e triunfaram isolados nos Campeonatos de Portugal de Meia Maratona, prova realizada em Braga e que estava integrada na Caravela Meia Maratona de Braga.

Aproveitando uma boa manhã para a prática da modalidade, num bom ambiente, os bracarenses souberam explorar o seu potencial para se sagrarem os primeiros campeões de Portugal na distância de meia-maratona.

Miguel Borges (Sporting Braga) foi o primeiro a cortar a meta, sendo registado 1h05m44s, gastando menos 14 segundos que o seu colega de equipa Paulo Barbosa (1h05m58s). O terceiro classificado foi Nuno Lopes (Vitória FC), com 1:06.05, vencedor no ano passado. Nesta prova, Ricardo Pedra (CAO. Vianense) sagrou-se campeão nacional sub-23.

Na prova feminina, a já favorita, Vanessa Carvalho (Sporting Braga) venceu a competição pela terceira vez (triunfos anteriores em 2019 e 2021) e conseguiu a melhor marca da competição ao cortar a meta em 1h13m22s, subindo ainda ao pódio as atletas Mónica Silva (Salgueiros), com 1:13.32, e Carla Martinho (RD Águeda), com 1:16.54. A campeã sub-23 foi Sofia Silva (Sporting), com 1:31.12.

O programa de provas incluía também os Nacionais de 5 km em estrada, competição em estreia absoluta. A competição masculina foi inteiramente dominada pela equipa do Benfica, que ocupou os quatro primeiros lugares da classificação, conseguindo o somatório de pontos mais baixo possível (pontuavam os quatro primeiros) para o triunfo coletivo (10 pontos), deixando para trás as formações da RunTejo (68) e do El Comandante (92).

Individualmente, o mais forte foi Luís Oliveira, que cortou a meta em 14.24 segundos, menos dois segundos que o seu colega de equipa Pedro Amaro (14.26), que se sagrou campeão nacional sub-23. O bracarense Paulo Rosário (agora ao serviço do Benfica) foi terceiro em 14.30. O Benfica fechou com André Pereira (quarto classificado), em 14.30, com Davide Silva (SC Braga) a ser o primeiro não benfiquista a cortar a meta, no quinto lugar. Sagrou-se campeão sub-20 outro benfiquista, João Azevedo (15.01), sétimo na classificação geral. O Núcleo Oeiras sagrou-se campeão coletivo sub-20.

A corrida feminina foi dominada pelas atletas de S. Salvador do Campo, que somaram 17 pontos, deixando para trás as equipas da RunTejo (50) e da EA Trofa (68).

Para este triunfo da equipa da associação do Porto, muito contou a liderança da jovem Ana Marinho (também campeã sub-23) que triunfou em 16m33s, deixando para trás a sua colega de equipa Mónica F Silva (16.54). A terceira classificada foi Kcénia Bougrova (RunTejo), com 17.06. A campeã sub-20 é Lara Costa (UD Várzea), sexta classificada na classificação geral. O UD Várzea sagrou-se campeão coletivo sub-20.

Quanto aos nacionais sub-18, a prova feminina foi dominada por Mariana Moreira (UD Várzea), que cortou a meta e 17m48s, deixando a segunda classificada, Fátima Silva (C Benfica Paredes) a um minuto (18.48). Outra equipa do Porto, o Luz e Vida Gondomarense, arrebatou o troféu coletivo.

Nos masculinos, o triunfo da prova pertenceu a um atleta espanhol, Alex Sierpes (15.16), extracompetição, com o título nacional a ser reclamado por Afonso Gomes, do Sporting de Braga, que cortou a meta em 15m37s. O segundo lugar pertenceu a Guilherme Filipe (15.42) que liderou a equipa do NúcleOeiras para um triunfo coletivo.

Portugueses em prova de marcha em Podebrady (Chéquia)

Vários atletas portugueses competiram em Podebrady, na Chéquia, numa prova de marcha que conta para o World Race Walking Tour (Gold Meeting).

Na prova de 20 km, João Vieira (Sporting) foi o melhor dos representantes lusos, terminando em 11º lugar, com a marca de 1h22m27s (a sua melhor marca da época), à frente de Rui Coelho (Benfica), que terminou em 38º lugar (1:25.52, também a sua melhor marca da época), e de Tiago Ramos (Sporting), que fechou em 44º lugar, com a marca de 1:27.45, um recorde pessoal que o leva para o oitavo lugar de sempre na disciplina.

Recordes pessoais também foram conseguidos pelas atletas que participaram na prova feminina. Vitória Oliveira (Benfica) confirmou ser a melhor marchadora em atividade terminando em 15º lugar, com a marca de 1h32m39s, melhorando em cerca de meio minuto o seu registo anterior, enquanto Carolina Costa (Sporting) melhorou um minuto, ao cortar a meta no 22º lugar, com a marca de 1:34.36.

Entretanto, Hélio Gomes (Sporting) correu a Meia Maratona de Praga, cortando a meta em 17º lugar, com a marca de 1h07m04s.

Atl-Trail-07-04-2024

ATRP/Matias Novo

Atl-Trail--07-04-2024

ATRP/Matias Novo

Campeonato Nacional de trail em Melgaço

Bruno Silva, da Furfor Running Project, carimbou o seu terceiro título consecutivo nesta competição, enquanto a sua colega de equipa, Carolina Oliveira, se estreou como campeã nacional de trail. Coletivamente venceram, em masculinos, o EDV – Viana Trail e, em femininos, a Furfor Running Project.

Integrados no Melgaço Alvarinho Trail, os 32 km, que ditaram os campeões nacionais de trail na presenta época, correram-se por entre montanhas e planícies, subidas e descidas, rios e castelos, pelo Parque Natural da Peneda-Gerês. Foi este o pano de fundo que envolveu durante as 3h00m34s que correu, sempre na primeira posição, Bruno Silva, da Furfor Running Project, para conquistar o tricampeonato nacional de trail.

A segunda e terceira posições só ficaram definidas perto do final, sendo a discussão entre Hélio Fumo, da Runners do Demo, e Emanuel Rolim, do Clube Académico Penafirme, com o primeiro a levar a melhor e a terminar em 3h02m32s contra 3h02m54s, do segundo, portanto, terceiro classificado nestes campeonatos.

Coletivamente venceu o EDV – Viana Trail, com a Furfor Running Project a conseguir o segundo lugar e o Clube Desportivo de Espite a terminar na terceira posição.

Do lado feminino, Ana Oliveira, da Furfor Running Project, conquistou o seu primeiro título de campeã nacional de trail, gastando 3h39m39s para cumprir os 32 km do percurso, que foi ganho pela belga a residir em Portugal e sua colega de equipa, Joke Descheemaeker, em 3h34m48s. A equipa ficou fechada e sagrou-se campeã, com a chegada de Cristina Arreiol, que na parte final da prova se impôs a Ana Rodrigues (3.º lugar no campeonato nacional, com o tempo de 3h46m21s), da Saca Trilhos Anadia, terminando na terceira posição e sagrando-se e vice-campeã nacional de trail, com o tempo de 3h45m54s.

Na classificação coletiva, depois da vitória da Furfor Running Project, o segundo lugar foi para a Saca Trilhos Anadia, com o Olímpico Vianense a assegurar a terceira posição no pódio.

Escola Moita Tejo conquistou Taça de Portugal de Marcha

A Escola Moita Tejo ganhou a Taça de Portugal de Marcha, quer em masculinos, quer em femininos, competição que decorreu no Bombarral.

A formação moitense somou 34 pontos na classificação masculina, deixando nas posições imediatas as equipas do SCU Torreense (18) e CD Quarteira (15). Na classificação feminina, a equipa da margem sul do Tejo somou 46 pontos, deixando os outros dois lugares de pódio para a ACR Senhora do Desterro (15) e Juventude Ilha Verde (11).

Individualmente, na prova principal (10 km), em femininos, triunfo de Ana Monteiro (GD Estreito) em 48m02s, derrotando as atletas sub-20, Isa Ferreira, do J. Vidigalense (53.42), e Gabriela Santos, do Sª do Desterro (53.45).

Já em masculinos, triunfo de um atleta sub-20, Eduardo Camarate (J. Vidigalense), que cortou a meta em 45m19s. Seguiram-no os atletas Tiago Sucena (CA Marinha Grande), com 46.53, e Rúben Santos (Sporting), com 49.05.

Nas provas de 5 km, destinadas a atletas sub-18 e sub-16, venceram Helena Rodrigues, do J. Ilha Verde (27.03), atleta ainda sub-16, e David Ferreira, do Torreense (23.32).

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.