Segunda-feira 23 de Maio de 9127

Projeto ‘Oh Gui!’ placa o preconceito

O projeto de rugby adaptado do GDS Cascais é único a nível mundial e abrange atletas com diferentes necessidades especiais, iniciado em 2012, esta iniciativa conta agora com 90 atletas, do género feminino e masculino.

Projeto Oh Gui placa o preconceito

DR

Nascido no seguimento de uma iniciativa da Junta de Freguesia de Cascais e Estoril e do Grupo Dramático e Sportivo de Cascais (GDS Cascais) por ocasião das II e III Semanas do Voluntariado Jovem em 2011 e 2012, o projeto ‘Oh Gui!’ ganhou vida no Estádio da Guia, em Cascais. Com o objetivo de dar a conhecer a prática de rugby a todos, a iniciativa conta, nos dias de hoje, com 90 atletas e o reconhecimento da Federação Portuguesa de Rugby.

O ‘Oh Gui!’, um projeto promovido pelo Cascais Rugby, pretende introduzir a prática de rugby a todos, independentemente das suas habilidades ou patologias, proporcionando uma série de benefícios associados a este desporto. Em resposta ao sedentarismo, uma questão significativa na sociedade portuguesa, o projeto visa combater esse problema e, simultaneamente, promover a melhoria das capacidades cardiorrespiratórias, força e resistência muscular, agilidade e habilidades de interpretação espacial.

O projeto aborda, também, aspetos psicomotores fundamentais, promovendo o autocontrolo, a concentração, a capacidade de decisão, a disciplina e a liderança entre os diferentes atletas. Estas habilidades contribuem não só para o desempenho desportivo, mas são também transferíveis para outras áreas da vida, enriquecendo a experiência de todos os participantes e proporcionando um divertimento lúdico significativo.

A iniciativa ‘Oh Gui!’ destaca-se como um projeto verdadeiramente único a nível mundial, ao integrar diversos atletas com várias patologias, como deficiências físicas e mentais profundas, autismo profundo, paralisia cerebral, esquizofrenia, Síndrome de Down, paraplegia, entre outras, num único projeto. Durante a época de 2014/2015, o projeto conseguiu estabelecer e implementar métodos de treino, regras de jogo e arbitragem, grelhas de avaliação individual contínua e critérios de elegibilidade. Em maio de 2023, obteve o reconhecimento da Federação Portuguesa de Rugby, que certificou os métodos, as regras adaptadas de jogo e arbitragem para implementação a nível nacional.

Janica Krus Roquette, coordenador do Oh Gui! afirma “É importante perceber que a prática de desporto e, em específico, do rugby, está aberta a todos e é uma vantagem para todas as pessoas, independentemente das capacidades. Já contamos com 90 atletas e queremos dar a oportunidade a todos para virem experienciar esta iniciativa e este desporto, que cada vez mais, está a ganhar adeptos no nosso país.”

© 9127 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.