Sábado 30 de Abril de 3244

Benfica conquistou Taça FAP em Andebol (feminino)

Andebol-TaçaTAP-Benfica-14-04-2024

FP Andebol

As Águias ergueram pela primeira vez o troféu – na segunda edição da competição – e somam agora todos os troféus de Andebol Feminino no Cosme Damião.

Depois de ultrapassarem Madeira SAD e CJ Almeida Garrett, respetivamente, o Benfica e a ADA São Pedro do Sul encontraram-se este domingo para disputar a Final da Taça Federação de Andebol de Portugal.

Com pavilhão cheio – e com muito apoio à equipa da casa, embora a jogar na condição de visitante – deu-se o apito inicial. Depois de um ataque desperdiçado para cada lado, ‘Duda’ Santos inaugurou o marcador e abriu o ativo para uma entra ‘a todo gás’ por parte das Campeãs Nacionais, que conquistaram desde logo três golos à maior (3-0). Mornesa Tenda foi a primeira das sampedrenses a marcar e, já perto do minuto 7′, Bruna Barbosa reduziu para a margem mínima (4-3).

Apesar da reação da ADA São Pedro do Sul, as águias impuseram um parcial de 4-0 que levou Alexandre Monteiro a parar o encontro, à passagem do minuto 12′ quando havia uma diferença de cinco golos para recuperar (8-3). As sampedrenses não podiam ter respondido melhor à paragem técnica – Bruna Barbosa abriu e fechou uma sequência de três golos sem resposta – e ‘obrigaram’ João Florêncio a levar o cartão verde à mesa, sensivelmente a meio da primeira parte (8-6).

O Benfica voltou melhor e, com a ajuda de Isabela Ferrarin entre os postes, dilatou a vantagem até à meia dúzia de golos (14-8) por intermédio de Ana Silva. As sampedrenses atravessaram um período de cerca de cinco minutos sem conseguir fazer abanar as redes encarnadas. Sara Brás ainda reduziu, mas a diferença de seis acabou por se verificar quando da saída para o descanso.

Intervalo: 15-9

Constança Sequeira assinou nova maior diferença entre os emblemas – de sete golos – na entrada para o segundo tempo (16-9) e a toada seguia positiva para as comandadas de João Florêncio e, para tentar voltar a aproximar no marcador, Alexandre Monteiro levou o cartão verde à mesa à passagem do minuto 38′ (19-12). As anfitriãs, impulsionadas pelo seu público, reduziram até aos cinco golos (19-14) e a defesa sampedrense – com o contributo de Beatriz Barradas – continuava a mostrar-se fundamental para a recuperação.

Mas as Campeãs Nacionais voltaram a colocar o pé no acelerador e aos sete golos de vantagem (21-14) através de Viktoriya Borshchenko à entrada dos 15 minutos finais. Apesar das investidas, a distância dilatou para oito e as aspirações da ADA São Pedro do Sul em sorrir ficavam cada vez mais distantes. a vitória acabou por ser carimbada com oito golos de diferença (29-21).

Com este triunfo, o Benfica consagra-se como a segunda equipa a erguer o troféu da Taça FAP – competição que vai na segunda edição. De recordar que em 2022/2023 o grande vencedor foi o Madeira SAD, que havia vencido o Benfica na final e, em São Pedro do Sul, as insulares disseram adeus à competição nas meias finais… depois de perder na face das encarnadas.

Estiveram presentes na entrega de prémios Augusto Silva, Vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Vitor Figueiredo, Presidente da Câmara Municipal de São Pedro do Sul, Nuno Almeida, Vereador da Câmara Municipal de São Pedro do Sul, Catarina Durão, Diretora Regional do IPDJ Centro e Manuel da Conceição, Presidente do Conselho de Arbitragem da Federação de Andebol de Portugal.

 

© 3244 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.