Terça-feira 23 de Julho de 2024

Comité Olímpico de Portugal homenageou Susana Costa, que terminou a carreira aos 39 anos

COP-SusanaCosta-Homenagem-05-07-2024 Mais uma baixa no atletismo nacional: Susana Costa, que foi olímpica no triplo salto em 2016 Rio de Janeiro) terminou a carreira de desportista de alto rendimento.

 

A atleta anunciou o final da sua carreira e foi esta, sexta-feira homenageada, pelo Comité Olímpico de Portugal e pela Comissão de Atletas Olímpicos.

Susana Costa (39 anos), foi finalista no concurso de triplo salto dos Jogos Olímpicos Rio 2016, tendo terminado em 9º lugar, para além de ter sido medalhada nos Jogos da Lusofonia e nos Campeonatos Ibero-Americanos.

José Manuel Constantino, Presidente do COP, agradeceu à atleta o compromisso com o desporto durante quase três décadas. “Tudo na vida tem um tempo e a carreira de um atleta também tem um tempo. Há um momento em que a cabeça quer continuar, mas o corpo diz que já não dá. E, portanto, quero agradecer aquilo que deste ao desporto nacional, que deste ao atletismo, que deste ao Movimento Olímpico, mas quero sobretudo enaltecer o teu exemplo. É esse que vai ficar para a minha memória.”

A Presidente da CAO, Diana Gomes, também expressou a gratidão pelo exemplo que Susana Costa deixa ao desporto. “Da CAO fica um enorme agradecimento porque tu podes ser o exemplo do que pode ser uma carreira longa, uma carreira pensada. Também és o exemplo de quem pensou na transição de carreira e tenho a sensação de que esta passagem foi ponderada, foi calculada, foi estudada, estás segura de ti. Além de te agradecer tudo o que deste, quero solicitar-te que dês ainda mais deste lado agora.”

Presente também na cerimónia, Jorge Vieira, Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, também exaltou a relevância da atleta para a história do Atletismo português. “A Susana fez parte de uma geração de atletas que fez a transição do atletismo das corridas de meio-fundo, de pista, das maratonas, para um atletismo mais diversificado, mais global, um atletismo mais moderno. É bom que saibam que a Susana também contribuiu para os dias de hoje em que as Missões Olímpicas de atletismo têm mais mulheres do que homens. Por isso associamo-nos naturalmente a esta gratidão para com a Susana e obrigado à Susana e a todos aqueles que tornaram possíveis estes sonhos.”

A homenageada apresentou-se emocionada, mas agradecida por todo o reconhecimento. “Estou bastante feliz por estar aqui e muito emocionada porque pratico atletismo desde os 9 anos, e foi uma vida toda a fazer aquilo que mais gostava e o que melhor sabia fazer. A transição foi bastante difícil, apesar de ter pensado nela. E hoje estou muito feliz e muito orgulhosa daquilo que fiz ao longo da minha carreira desportiva. Quero agradecer ao Comité e a todas as instituições, à Federação e a todos os que trabalham para ajudar os atletas. Estou muito grata por tudo o que fizeram por mim, porque sozinha não conseguia fazê-lo.”

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.