Segunda-feira 22 de Julho de 2024

Meeting da Maia com estrelas olímpicas nacionais e internacionais

Atl-MeetingMaia-05-07-2024

FPA / Luís Barreto

A velocista Lorene Bazolo (Sporting), alinhará na prova de 100 metros, onde encontrará a equatoriana Aimara Nazareno (11,20 s). No lançamento do peso, Jessica Inchude (Sporting), que nos Campeonatos de Portugal alcançou 19,10 metros, terá a oposição de outra pré-olímpica, Eliana Bandeira (Benfica) e da polaca Klaudia Kardasz (18,63 m).

Estas são algumas das atletas (portuguesas e internacionais), qualificadas para os Jogos Olímpicos de Paris, que estarão presentes no Meeting da Maia Cidade do Desporto, competição que decorrerá, este sábado, na pista do Estádio Municipal Dr. José Vieira de Carvalho, na Maia, que está qualificado como de Categoria D e integra o Circuito de Meetings de Portugal.

Outras atletas, como Liliana Cá (Sporting), estará no lançamento do disco, frente a frente à cubana Denia Caballero (SCU Torreense), campeã mundial em 2015 e medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 2016.

Em masculinos, o lançamento do peso contará com Francisco Belo (Benfica) e Tsanko Arnaudov (SCU Torreense), que se juntarão a Mohamed Tolo, da Arábia Saudita (21,80 m). No lançamento do dardo, o recordista de Portugal, Leandro Ramos (Benfica), terá um bom desafio com o Polaco David Wegner (82,21 m).

No lançamento do disco masculino estarão presentes o internacional Emanuel Sousa (Benfica), recordista nacional, e o campeão português, Edujose Lima (Sporting), para além do equatoriano Juan Caicedo (69,80 m); com Gerson Baldé (Benfica), no salto em comprimento.

Na velocidade, nos 100 metros, Delvis Santos (Sporting) e André Prazeres (Benfica) têm como principal adversário o australiano Sebastian Sultana (10,17 segundos); nos 400 metros, Omar Elkhatib (Sporting) e Ericsson Tavares (Benfica) têm duas boas referências, o nigeriano Emanuel Bamidele (44,24) e o cubano Yondry Lescay (45,16); enquanto Abdel Larrinaga (Sporting) tem como mais forte opositor nos 100 metros barreiras o sul-africano Mondray Bernard (13,58 segundos).

Nas corridas mais longas, José Carlos Pinto (Benfica) alinhará nos 800 metros, a única prova só com portugueses, enquanto os 1500 metros terão a presença de Miguel Moreira (Benfica), que recentemente se sagrou campeão de Portugal de 5000 metros, a que se junta o marroquino Abdelhar Mouzlib.

Destaca-se, nas provas femininas, a corrida de 100 metros barreiras, com a presença da ucraniana Iryna Budzinska (13,20) que poderá catapultar as portuguesas Jessica Barreira (recém campeã de heptatlo, sendo a terceira melhor de sempre) e Olímpia Barbosa (campeã de Portugal), ambas do Sporting, para um resultado de grande valia.

São motivos mais do que suficientes para acompanhar este Meeting da Maia Cidade do Desporto, sendo os resultados colocados (em direto) na página da Associação de Atletismo do Porto.

Atl-NacionaisSub18-05-07-2024

FPA / Luís Barreto

Campeonato Nacional de sub-18 em Beja

Este sábado e domingo, o Complexo Desportivo Fernando Mamede, em Beja, recebe a 75ª edição dos Campeonatos Nacionais Sub-18, numa organização da Federação Portuguesa de Atletismo, com o apoio da Associação de Atletismo de Beja e da Câmara Municipal de Beja.

Nestes campeonatos estarão 553 atletas, em representação de 130 clubes, e marcam “a descentralização dos eventos, que sempre foi uma das metas da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA)”, disse Jorge Vieira, presidente da FPA, no decorrer da apresentação pública da prova.

“A pista do Complexo Desportivo Fernando Mamede foi recentemente renovada e o piso tem boas condições técnicas”, assegurou Jorge Vieira para justificar a escolha do local destes campeonatos, reforçando que “o distrito está a evoluir no número de filiados”.

Por seu turno, Paulo Arsénio, presidente da Câmara Municipal de Beja, afirmou ser “uma honra receber estas competições de Atletismo, sendo esta, talvez, a mais importante e maior prova de atletismo realizada em Beja nos últimos anos”, destacando ainda o impacto socioeconómico que estes campeonatos trazem à cidade, “com a visita de cerca de 1500 pessoas entre atletas, familiares e técnicos”.

A presidente da Associação de Atletismo de Beja, Rosário Figueira, agradeceu à Câmara Municipal de Beja o apoio desde a primeira hora para este evento e agradeceu à Federação a escolha da Cidade de Beja, referindo ainda dois grandes eventos acolhidos pela sua Associação, nomeadamente o Mega Sprint e os Campeonatos Nacionais da FADU.

Ao longo do historial desta competição, o Sport Lisboa e Benfica é o clube mais titulado, com 34 triunfos coletivos (20 masculinos e 14 femininos), seguido, a alguma distância, pelo Juventude Vidigalense, com 13 títulos (8 + 5) e pelo Sporting Clube de Portugal (7 + 5).

Sendo esta a competição final que permite a observação dos atletas que poderão representar Portugal nos Europeus da categoria, que se realizarão em Banska Bystrica (Eslováquia), de 18 a 21 deste mês, são cerca de três dezenas os atletas a ter em conta nas diferentes disciplinas. Nalgumas disciplinas a competitividade será muito acentuada já que apenas poderão ser escolhidos dois atletas por prova.

As provas terão o seu início às 15 horas deste sábado e às 9 horas de domingo. O regulamento, programa-horário e histórico estão na página oficial da FPA, com os resultados a serem publicados na plataforma FPA Competições.

Está assegurada a transmissão (streaming) da competição, no canal de Youtube da FPA.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.