O Sporting derrotou (3-1: 25-22, 18-25, 25-18 e 25-22) o Benfica, pentacampeão nacional, e ergueu a Taça Ibérica 2024, a primeira vencida por uma equipa portuguesa e que se disputou, este domingo, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, Cidade Europeia do Desporto 2025.
No próximo domingo, as duas equipas têm marcado novo duelo, desta vez pela Supertaça e em Santo Tirso.
João Coelho, treinador do Sporting, salientou “foi uma excelente entrada na época. Temos uma equipa com carácter, a mostrar que tem o que é preciso para decidir este tipo de jogos a seu favor. Fizemos dois jogos duríssimos, pois nós mesmo na liderança dos sets sofríamos com a reação dos adversários, mas ainda temos muita margem para crescer. Estou felicíssimo porque é a primeira competição internacional para o Sporting na modalidade. É muito importante para nós estar em todas as decisões e no domingo vamos ter mais uma e vamos trabalhar para ganharmos outra competição”.
Sobre a Supertaça, referiu que “é um dérbi que tem de ser jogado com este nível de emoção, intensidade porque o resultado é quase sempre imprevisível. Felizmente, nós estamos a conseguir bater-nos de igual para igual. O nosso objetivo é conquistar troféus e o nosso adversário, como viram neste último set, também tem essa vontade e ambição e, tal como nós, nunca se dá por vencido, mas acredito que temos todos os ingredientes para voltar a ganhar ao Benfica“.
Para Marcel Matz, treinador do Benfica “reconheço que a nossa preparação da época foi para ganhar a competição, mas acho que nos faltou mais um pouco de jogo pelo meio, de eficácia na bola alta e de outros aspetos que não deram certo, mas que poderiam ter tido sucesso e que vamos agora analisar”.
Continuou dizendo que “lutámos até ao final e creio que isso é muito importante. Os nossos jogadores deixaram tudo dentro do campo, mas não foi suficiente. Parabéns ao Sporting, pois jogou melhor e ganhou”.
Concluiu que “agora, vamos ter um jogo importantíssimo e muito difícil na quarta-feira. Fazemos a nossa preparação para vencer e é isso que vamos procurar fazer para a Liga dos Campeões e no domingo na Supertaça.”
FC Porto venceu Taça Ibérica no feminino
O FC Porto venceu, este domingo, por 3-1 (22-25, 25-18, 25-21 e 25-19), o Benfica e ergueu a Taça Ibérica 2024 feminna, disputada no Centro Insular de Deportes na localidade de Las Palmas, na ilha da Gran Canária, em Espanha.
As equipas vão voltar a encontrar-se no próximo sábado, em jogo da Supertaça 2024.
As portistas Victória Alves, com 26 pontos, e Puck Hoogers, com 22, e a benfiquista Kyra Holt, com 21, foram as melhores pontuadoras da final da segunda edição da competição ibérica. Ver estatística AQUI
No jogo de atribuição do 3º e 4º lugares, em duelo espanhol, o campeão em título, Hidramar Gran Canaria, superou (3-1: 25-19, 23-25, 25-14 e 25-22) o Avarca de Menorca.
Tal como as portuguesas, as duas equipas espanholas voltam a encontrar-se no próximo sábado, em jogo da Supercopa de España.
Portugal esteve representado pelo FC Porto, campeão nacional, e pelo Benfica, vencedor da Taça de Portugal, enquanto a Espanha teve como paladinos o CV Hidramar Gran Canaria (Club Voleibol JAV Olimpico) e o Avarca de Menorca (Clube Voleibol Ciutadella), respectivamente campeã nacional e finalista vencida da Superliga Iberdrola 2023/2024.