José Manuel Lourenço foi, esta terça-feira, reeleito para a presidência do Comité Paralímpico de Portugal, encabeçando a lista única que se apresentou a sufrágio, recolhendo 113 votos a favor num universo dos 120 correspondentes aos 33 membros do organismo que exerceram o seu direito, tendo sido contabilizados sete votos em branco.
Na Assembleia, que se realizou no Auditório da sede da Associação dos Deficientes das Forças Armadas, em Lisboa, não compareceram apenas 13 membros do Comité.
José Manuel Lourenço, que vai cumprir o terceiro e último mandato à frente do organismo, dirigente que, conhecido o expressivo resultado da votação, não escondeu o seu regozijo.
“Destaco a elevada participação eleitoral, que entendo significar também o reconhecimento do trabalho que temos desenvolvido. Para este mandato [2025-2029], o objetivo é trazer mais pessoas com deficiência para a prática desportiva, alargar a base de recrutamento e, se
possível, melhorar as condições colocadas à disposição dos atletas”, destacou o reeleito presidente do Comité Paralímpico de Portugal.
Recordam-se os nomes e os cargos dos dirigentes eleitos/reeleitos:
Comissão Executiva
José Manuel Lourenço – Presidente
Carlos Manuel Lopes – Secretário-Geral
Leila Marques Mota – Vice-presidente
José Carlos Pavoeiro – Vice-presidente
Ana Filipa Godinho – Vice-Presidente
Sandro Daniel Araújo – Vice-Presidente
Tiago Fragoso Carvalho – Vice-Presidente
Jorge Manuel Correia – Tesoureiro
Patrícia Marcelino Rosa – Vogal
Daniel Carlos Vieira – Vogal
Conselho Fiscal
Ricardo Afeiteira Marques – Presidente
Filipe Renato da Silva Rebelo – Relator
Rui Manuel Álvaro Marta – Secretário
Que vão tomar posse numa cerimónia marcada para o dia 26 de março (18 horas), no Palácio do Conde d’Óbidos, em Lisboa.
Antes da eleição, decorreu uma assembleia plenária para analisar e votar o Relatório de Atividades e Contas referente ao exercício de 2024, que foi aprovado por unanimidade, com a
Assembleia Plenária a validar a gestão participativa e transparente da Comissão Executiva.
Todos os pontos do documento foram validados pelos presentes, neles também se destacando o Relatório da Missão aos Jogos Paralímpicos de 2024, nos quais Portugal se fez representar por 74 elementos, 27 deles atletas, conquistando duas medalhas de ouro [Miguel Monteiro no lançamento do peso F40 e Cristina Gonçalves no torneio individual de Boccia BC2], uma de prata [Sandro Baessa nos 1500 metros de Atletismo T20] e três de bronze [Diogo Cancela nos 200 metros estilos em Natação SM8, Carolina Duarte na prova de 400 metros de Atletismo T13 e o judoca Djibrilo Iafa em -73 kg J1].
A este propósito, José Manuel Lourenço, fez questão de agradecer à Embaixada de Portugal em Paris, que recebeu a comitiva nacional num momento considerado muito importante e com a presença, também, do presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, numa prova de proximidade dos governantes aos atletas.
Gratidão extensível à Federação Portuguesa de Futebol, que cedeu as instalações da Cidade do Futebol para a preparação dos atletas.
Não menos importante, o presidente do Comité Paralímpico de Portugal deixou ainda uma palavra de agradecimento às Federações e ao trabalho por elas desenvolvidas.