Quarta-feira 30 de Abril de 2025

30 de abril, Dia do Associativismo Jovem, assinalado em todo o país

20250406_GIMNAACADEMIA_1268

Jogada do Mês

Neste dia 30 de abril, assinala-se o Dia do Associativismo Jovem (DAJ) em todo o país, data em que esta forma de organização passou a ser formalmente reconhecida e apoiada em Portugal.

Em 2004, o então Instituto Português da Juventude, reconhecendo a importância das associações e dos seus líderes e membros que transformam ideias em ações relevantes e de utilidade pública e social, instituiu o dia 30 de abril — data da criação do Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis (FAOJ) — como o DAJ. O FAOJ foi criado cinco dias após o 25 de abril de 1974, pela Junta de Salvação Nacional, através do Decreto-Lei n.º 179/74, de 30 de abril, demonstrando desde logo a preocupação com o tema da Juventude.

Durante estas cinco décadas, milhares de jovens organizaram-se autonomamente para criar espaços de participação, reivindicação, cultura, solidariedade e inovação. O associativismo jovem tem sido uma das formas mais poderosas de experimentar a democracia, ativar a cidadania, desenvolver competências fundamentais para a vida em sociedade e promover mudanças estruturais nas comunidades.

Este dia será assinalado com atividades em todo o país sob o mote “Palco Jovem: 50 (e 1!) anos de Associativismo Jovem em cena”. O evento nacional será realizado no Parque Biológico de Gaia, numa organização do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em parceria com a Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) e a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Capital Nacional de Juventude, distinção atribuída pelo IPDJ, anualmente, a um município com um compromisso ativo nas políticas de juventude.

O programa inclui uma abertura artística dinamizada por associações locais, o World Café “Associativismos Juvenis: Vozes e Causas”, a mesa-redonda “Conversas que Marcam – Associativismo (para) sempre…”, além de diversos momentos culturais.

Ricardo Gonçalves, Presidente do Conselho Diretivo do IPDJ, destacou que “o associativismo jovem é essencial para a construção de uma sociedade mais participativa e inclusiva, permitindo que os jovens desenvolvam competências como liderança e cidadania ativa. Investir no associativismo juvenil é investir no futuro, capacitando os jovens a serem agentes de transformação e a enfrentar desafios com criatividade e resiliência.”

Para além do evento nacional, cada uma das restantes quatro regiões do continente contará com um programa próprio, promovido pelas Direções Regionais do IPDJ, em articulação com a FNAJ e as associações juvenis locais, reforçando a dimensão descentralizada, colaborativa e participada das comemorações do DAJ.

Fernando Vieira, Presidente da FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis, referiu que “este é o dia de celebração do associativismo juvenil, das associações juvenis que diariamente são escolas de cidadania e de participação cívica para os jovens de todo o território nacional e, só desta forma, dando-lhes o Palco Jovem, conseguimos valorizar e reconhecer o papel de desenvolvimento comunitário que elas merecem.”

Elísio Pinto, Vereador da Juventude do Município de Gaia, salienta que “o associativismo juvenil é uma hábil forma de se potenciar a participação pública e estimular os relevantes valores da democracia. Seja como for, em Gaia todas as juventudes – associadas ou não – são alvo de especial atenção, para que nunca ninguém fique para trás. Gaia cuida da sua juventude” esclareceu.

Para conhecer detalhadamente o programa completo do DAJ, consultar o site www.ipdj.gov.pt.

 

© 2025 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.