Decorreu neste sábado, em Sintra, a comemoração de mais um aniversário da Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal, onde se voltou a sentir o “espirito” do olimpismo em Portugal, em especial através da homenagem que foi prestada aos atletas que mais se tem destacado nesta área, presentes na ordem da centena e meia.
Relevo para o primeiro e a primeira campeões olímpicos de Portugal, casos de Carlos Lopes e Rosa Mota, com o primeiro a ter completado mais de 40 anos desde que, em Los Angeles (1984), se consagrou como o primeiro medalha de ouro olímpico para o desporto português.
Destaque também para os pioneiros da constituição da AAOP, de onde se salientaram o General Chito Rodrigues (dirigente ao mais alto nível na Federação Portuguesa e União Europeia de Esgrima, sendo há bastante tempo o presidente da Liga dos Combatentes) e Gentil Martins, entre outros, uma figura de renome mundial na área das ciências médicas e dos primeiros olímpicos lusos.
Consagrados foram ainda os parceiros que tem apoiado a AAOP, em especial nos últimos tempos, com o “espirito solidário que se mantém há 22 anos” – como referiu Fernando Gomes, que adiantou “ser necessário unir todos os que representaram Portugal nestas missões dos Jogos Olímpicos, existindo “cerca de 800 atletas olímpicos portugueses, com cerca de metade no ativo, para que o movimento se torne mais forte”, se bem que a situação se esteja a compor considerando a presença de Rui Silva (capitão da seleção nacional de Andebol) a que se juntaram ainda Alexis e Branquinho, da mesma equipa, o que acrescenta “alma” nova.
As imagens correspondem a um dos grupos homenageados e à presidente da AAOP, Sandra Neves Sarmento (natação), que recentemente tomou posse para um novo mandato.
Mas voltaremos ao assunto, porquanto importa salientar que se torna indispensável reter a memória do passado para melhorar o presente e o futuro!