Tendo batido o recorde de Portugal nas meias-finais, o quarteto dos 4×400 metros (masculino), composto por João Coelho, Ericsson Tavares, Omar El Kahtib e Ricardo dos Santos completaram a estafeta em 3.01,78, que se classificou no 7º lugar, e apuraram-se para o Mundial de Tóquio (13 a 21 setembro).
“A equipa masculina, por desconforto numa perna devido a uma dor que tem vindo a revelar-se há três semanas de João Coelho, mas qualificou-se para Tóquio, depois do jovem André Franco ter assumido o lugar de João Coelho e, juntamente com Ericsson Tavares, Omar El Kahtib e Ricardo dos Santos, completaram o apuramento”, como explicou o Técnico Nacional Victor Zabumba.
A estafeta feminina de 4×100 metros ficou pela segunda ronda de qualificação, não chegando à final. A equipa composta por Lorène Bazolo, Arialis Martínez, Íris Silva e Beatriz Andrade terminou a segunda série da segunda ronda de qualificação na quarta posição, voltando a melhorar (44,18) marca nacional da temporada, fixando-a em 44m16.
Terminada a melhor prestação portuguesa de sempre nestes Campeonatos, o Técnico Nacional, Victor Zabumba fez o balanço, tendo referido que “a prova de 4×400 metros masculinos foi positiva. O grande objetivo foi atingido pelo facto de termos assegurado a qualificação direta para os Campeonatos Mundiais de Atletismo de Tóquio, considerando que o jovem que substituiu João Coelho (André Franco) esteve muito bem. Como se viu, o pódio foi alcançado com marcas abaixo dos 3 minutos e nós agora estamos a consolidarmos nos 3m01s, para depois passarmos para os 3m00s, pois é um passo de cada vez.”
Quanto à prestação feminina, Rui Norte, responsável técnico da estafeta de 4×100 metros feminina, referiu que “Saímos de Guangzhou com a segunda e terceira melhores marcas nacionais, de 44,18 e 44,16, e entramos no ciclo para Madrid para disputar o Campeonato da Europa de Nações. Estamos a oito semanas e vamos competir com estas equipas, ou seja, contra Espanha, França, Itália, Alemanha, a Inglaterra, entre outras potências europeias. Com estes resultados, com grande probabilidade, assegurámos já entrada no Campeonato da Europa do próximo ano”.
Bons resultados no Meeting Vítor Tavares, em Faro
Uma prova de 400 metros barreiras decidida por um centésimo, com Diogo Barrigana a obter marca de qualificação para os Campeonatos da Europa Sub-23 e mais um bom conjunto de resultados nos lançamentos marcaram a pista de Faro, onde decorreu o Meeting Vitor Tavares. Este meeting algarvio, organizado pela Casa do Benfica de Faro, com apoio da Associação de Atletismo do Algarve e do Município de Faro, integra o Circuito de Meetings de Portugal 2025.
Interessante a prova de 400 metros barreiras, em masculinos, num intenso duelo sportinguista, com Diogo Barrigana a vencer (51,55 segundos), por um escasso centésimo, Duarte Fernandes (51,56). Este “crono” de Diogo Barrigana é marca de qualificação para os Europeus sub-23, que se realizarão em Bergen (Noruega). Em femininos, a vencedora foi a algarvia Juliana Guerreiro (Sporting), com 57,60 segundos.
No setor de lançamentos, na prova feminina do lançamento do disco, Liliana Cá (Sporting), sem opositoras ao seu nível, venceu com a marca de 59,34 metros. Em masculinos, mais luta, com triunfo do equatoriano Juan Caicedo (66,99 metros), à frente de Emanuel Sousa (Benfica), com 58,76 m, e de Edujose Lima (Sporting), 57,40 m.
Para Tsanko Arnaudov (Sporting), a vitória no peso foi conseguida com um lançamento a 19,71 metros.
A última prova do programa, os 2000 metros obstáculos, proporcionou um recorde pessoal ao vencedor, o marroquino Mourad Ed Dafali (5.43,38 segundos), com o benfiquista Rodrigo Freitas (ainda sub-23) a ficar no segundo lugar com 5.57,02, que o leva para os 10 melhores portugueses de sempre.
Nos 400 metros planos, femininos, Carina Vanessa, do Sporting, confirmou o favoritismo vencendo com 54,73 segundos.
Rui Teixeira e Carolina Oliveira campeões de Trail
Rui Teixeira, da AR Casaense/Escola de Atletismo de Coimbra, e Carolina Oliveira, da Furfor Running Project, sagraram-se campeões nacionais de Trail, em competição realizada durante o Estrela Grande Trail, numa organização conjunta da Federação Portuguesa de Atletismo com a Associação de Atletismo da Guarda e o Município de Manteigas.
Rui Teixeira completou a prova que decorreu integrada no Estrela Grande Trail, cumprindo o percurso de 33 km com 1500 metros de desnível positivo, em 2h49m46s. Na segunda posição classificou-se Bruno Silva, da Furfour Running Project, com 2h52m10s; e, em terceiro lugar, chegou Miguel Arsénio, da equipa Runners do Demo, com 2h52m24s. Rui Teixeira junta, assim, este título ao de Trail Sprint, que conquistou a 5 de abril, em Tondela.
Na competição feminina, Carolina Oliveira foi a mais rápida, cumprindo o percurso em 3h37m44s; seguida por Ana Rodrigues, da Saca Trilhos Anadia, com 3h41m22s, na segunda posição; e por, na terceira posição, Mary Vieira, a competir como individual, com o tempo de 3h43m36s.
Por equipas, do lado masculino, venceu a Furfor Running Project; e, do lado feminino, ganhou a Saca Trilhos Anadi.
Campeonato Nacional de Montanha – Uphill
Numa organização conjunta da Federação Portuguesa de Atletismo, Associação de Atletismo da Guarda e o Município de Manteigas, realizaram-se os Campeonatos Nacionais de Montanha – Uphill, integrado no Estrela Grande Trail, em Manteigas.
No disputado Campeonato Nacional de Montanha – Uphill, o vencedor foi Ricardo Fonseca, da Thomar Athletics, que cumpriu o percurso de 6 km com 624 metros de desnível positivo, em 31m35s58′; e Joana Soares, da Associação Jardim da Serra, que chegou em 38m36s27′.
Rui Muga, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, garantiu o segundo lugar do pódio, seguido por, na terceira posição, por Marcelo Gonçalves, do GDR Granja – Trutas do mau. Do lado feminino, completaram o pódio, conquistado por Joana Soares, à frente de Cátia Sousa, do Estreito, e Patrícia Carreira, do Clube Desportivo de Espite.
Coletivamente, o Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros sagrou-se campeão, com o ACD Jardim da Serra, no segundo lugar, e o Clube Escola do Estreito – Madeira, a garantir o terceiro lugar
Fotos: FPA / FPA-Sportmedia / Estrela Grande Trail / EGT 2025