O atleta refugiado Badacar Diop recebeu uma pagaia das mãos do presidente do Comité Olímpico de Portugal, Fernando Gomes, e do vice-presidente Ricardo Machado, também presidente da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC), na sede do COP, em Lisboa.
A pagaia foi adquirida pela FPC, numa iniciativa que englobou a intervenção do COP, do Conselho Português para os Refugiados (CPR) e do Clube do Mar Costa do Sol, clube que o atleta representa.
Com o propósito de valorizar socialmente o desporto, a entrega da pagaia teve o simbolismo de incentivar a prática desportiva e apoiar a integração do atleta na sociedade, missões que o COP desenvolve, nomeadamente através do programa “Viver o Desporto – Abraçar o Futuro”.
O jovem foi acompanhado por Dora Estoura e Mariana Gonçalves, representantes do CPR, que realçaram o trabalho realizado pelo COP no âmbito dos refugiados.
Da parte do Clube do Mar Costa do Sol estiveram presentes a presidente Vanina Chantal e o treinador Henrique Marcelino, responsáveis por acolherem e integrarem Babacar Diop. Do COP estiveram presentes ainda os membros do Departamento de Estudos e Projetos Cristina Almeida, diretora, Maria Machado e Bruno Constantino.