Sábado 24 de Maio de 2025

Taça de Portugal de Atletismo na Maia

Atl-TaçaPortugal-23-05-2025

FPA / Marcelino Almeida

O Estádio Municipal Dr. José Vieira de Carvalho recebe, este sábado, a Taça de Portugal, competição organizada pela Federação Portuguesa de Atletismo, com o apoio da Associação de Atletismo do Porto e da Câmara Municipal da Maia.

Trata-se de um regresso de uma competição que se iniciou em 1994 e que ficou suspensa desde 2002. Na altura, foi criada com o objetivo de ser a última prova da época, reunindo as melhores quatro equipas (masculinas e femininas) da I Divisão, no formato de dois atletas por prova, num programa com metade das especialidades, que alternavam ano a ano. O Benfica ganhou as primeiras três edições masculinas e duas femininas e o Sporting venceu as restantes cinco masculinas e seis femininas.

Nas oito edições então realizadas, apenas uma vez (2000) se realizou fora de Lisboa (na Maia), sendo na mesma cidade que a prova se retoma, mas num novo formato, tendo a participação dos oito clubes portugueses (com equipas masculinas e femininas), melhor classificados nas três divisões, com um atleta por prova.

Sem eliminatórias, só com finais diretas, a competição terá classificação única, sagrando-se vencedor o clube com maior número de pontos em todas as provas do programa.

Nesta reedição da prova, participam Sporting Clube de Portugal, Juventude Vidigalense, Grupo Desportivo do Estreito, Associação Cultural e Desportiva do Jardim da Serra, Sporting Clube de Braga, Associação Desportiva e Recreativa de Água de Pena, Maia Atlético Clube e Atlético Clube da Póvoa de Varzim.

Embora ainda não confirmados, estão inscritos muitos dos melhores atletas nacionais, sendo uma competição a contar para os World Rankings, o que que, em setembro, definirá as últimas vagas para participação nos Mundiais de Atletismo de Tóquio’2025.

A reunião terá início pelas 16 horas e serão transmitidas, via streaming, na página de Youtube da FPA e também em A Bola TV. Os resultados em direto serão publicados na plataforma FPA Competições.

 

Campeonato da Europa para cidadãos com Síndrome de Down

 

O Campeonato da Europa IAADS (sigla internacional da Associação Internacional de Atletismo para Pessoas com Síndrome de Down), realizar-se-á em Praga (Chéquia), de 29 de junho a 6 de julho.

Para representar Portugal, a Federação Portuguesa de Atletismo convocou os seguintes atletas: Beatriz Bastos, Bruno Leitão, Isabela Santos, João Machado, Luís Gonçalves, Maria Vicente, Nelson Silva e Vasco Adelino, todos na classe de SD.

 

© 2025 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.