A tocar o céu! Foi assim que o Sporting conquistou o Bicampeonato de Andebol na época que está a terminar, após uma vitória frente ao Marítimo (Madeira), na deslocação ao Funchal.
Um jogo controlado pela turma de Ricardo Costa culminou num triunfo que ditou a conquista de mais um campeonato pelos leões.
A quinta jornada, do Campeonato Placard Andebol 1, começou no Dragão Arena, com um clássico da modalidade entre FC Porto e Benfica, um encontro com duas partes distintas, em que os azuis e brancos acabaram por sorrir no final. Quem também sorriu foi o ABC de Braga que conquistou a última vaga para a EHF European League ao triunfar frente ao CF Os Belenenses e beneficiando da derrota do Águas Santas Milaneza frente ao Vitória SC.
No Grupo C, o Avanca Bioria Bondalti também triunfou na receção ao Póvoa AC e, no fecho do dia, o Sporting da Horta venceu na receção ao Nazaré Dom Fuas AC, duas equipas que já desceram de divisão.
No Funchal, foi o Marítimo a começar com bola e a marcar, mas Francisco Costa respondeu na mesma moeda. O encontro seguiu com golo cá, golo lá e Paulo Fidalgo fez uso do seu habitual 7v6. Aos 3 minutos, Salvador Salvador colocou a formação de Ricardo Costa no comando, mas, de seguida, o Marítimo num volte-face passou para a liderança e Matias Abreu deu três golos de vantagem aos madeirenses (6-3).
O Sporting conseguiu encostar, colocando o encontro pela margem mínima, com o placar a assinalar 6-5 e, com uma defesa, Mohamed Aly catapultou o emblema verde e branco e Orri Þorkelsson estabeleceu o empate. O conjunto de Paulo Fidalgo conseguiu passar para a liderança e, com um roubo de bola, chegou aos dois golos à maior (9-7).
A inversão voltou e os leões chegaram a uns inéditos três golos à maior (11-14) forçando Paulo Fidalgo a parar o encontro, à passagem dos 20 minutos. Na retoma, com dois golos de uma assentada, os insulares conseguiram reduzir e chegar à margem mínima, mas a formação verde e branca chegou aos quatros de vantagem (13-17), vantagem que se manteve até ao intervalo (14-18).
No segundo tempo, Jan Gurri foi o primeiro a marcar e o Capitão Salvador Salvador respondeu de igual forma, passando a diferença para seis golos. O Sporting manteve a toada e Paulo Fidalgo viu-se forçado a parar o encontro pouco antes dos 40 minutos. Os insulares não conseguiram recuperar e não tiveram argumentos perante o poderio verde e branco e, os dez golos de vantagem, foram uma realidade (18-28).
Nos restantes dez minutos, a formação de Ricardo Costa mostrou-se dominadora até ao final e acabou por conquistar uma vitória bastante dilatada com a ajuda de Orri Þorkelsson e Martim Costa, que repartiram o prémio de melhor marcador do emblema de Alvalade, com seis golos cada, com o resultado a fixar-se em 23-32 para os visitantes leoninos.