Frase emblemática e, até, lapidar, na abertura dos 25ºs Jogos Olímpicos de Inverno com a região italiana de Milano-Cortina a saltar para a ribalta mundial do desporto no gelo, proporcionando imagens das mais belas com o sol quente a cruzar-se com o brilho das montanhas geladas.
Como belas e brilhantes foram as atuações dos que se envolveram – Estádio de San Siro, do Milão – na festa inicial, fazendo um zapping pela história das vinte e cinco edições e o desfile dos participantes que vão representar os países que se deslocaram, com a juventude a extravasar a alegria de, a partir deste sábado e até ao dia 22, comungar os mesmos objetivos de tentarem chegar ao melhor resultado possível.
Depois do desfile dos participantes de todos os países – estando Portugal representado por três atletas – e nos discursos oficiais, a primeira nota positiva, pela garra e pujança do discurso tido, o presidente da Fundação Milano Cortina 2026 – ao mesmo tempo comissão que organiza estes Jogos de Inverno – Giovanni Malagò, foi abrangente quanto ao impacte destes jogos, tendo frisado, a dada altura, que se deve “transformar o fogo em chama e espírito olímpico”, como que dando a entender que os tempos que correm não são perfeitos mas que se deve ter presente o espírito olímpico, que a presidente do Comité Olímpico Internacional, Kirsty Coventry reiterou.
A presidente do COI transmitiu uma mensagem de união “Eu sou porque nós somos”, baseando nas próprias experiências como ex-atleta para transmitir uma mensagem impactante em Milano-Cortina.
Sete vezes medalhista olímpica em natação pelo Zimbábue, Kirsty incentivou os competidores de todas as quatro cidades-sede a aproveitarem cada segundo das próximas duas semanas.
No emocionante discurso na cerimónia acrescentou que “sei como é essa sensação, essa mistura de empolgação e nervosismo”.
E acrescentou que “toda uma vida de trabalho árduo, madrugadas, dias longos, sacrifícios e contratempos. Tudo se resume a isto. Eu conheço essa sensação, quando você percebe que é isso – você conseguiu.”
As palavras de Coventry foram além do desempenho, abordando o verdadeiro espírito dos Jogos Olímpicos. Incentivou os atletas a lembrarem os espectadores do que significa ser humano: sonhar, superar, respeitar e cuidar uns dos outros.
“É por isso que todos nós amamos os Jogos”, continuou. “Porque através de vocês, vemos o melhor de nós mesmos. Vocês nos lembram que podemos ser corajosos, que podemos ser gentis, que podemos nos levantar, não importa o quão forte seja a queda.”
A aparição de Charlize Theron, manteve a tradição da cerimónia de abertura, que frequentemente reúne artistas e figuras de fora do mundo do desporto para refletir valores universais.
Não foi a primeira vez que Theron se envolveu com os Jogos Olímpicos.
Nascida na África do Sul, Charlize salientou, em especial, a vida e o papel que Nelson Mandela, seu compatriota, desenvolveu em prol da África do Sul, não só enquanto esteve preso, mas depois de ter sido solto e eleito como presidente que acabou com o racismo e criou um espirito que o levou a ficar na mente de todos pelas frases que foi construindo a favor de uma sociedade mais unida, mais forte, fosse onde fosse.
No final de discurso, o Presidente da República Italiana, Sergio Mattarella, recebeu a Tocha Olímpica das mãos de Giovanni Malagò, Presidente da Fondazione Milano Cortina 2026, e acendeu a pira olímpica da estafeta por toda a Itália da Tocha Olímpica. O momento tornou-se ainda mais emocionante com o sobrevoo simultâneo da dos aviões italianos.
Calendário oficial de provas inicia-se neste sábado
Os melhores atletas de inverno do mundo reúnem-se a partir deste sábado para realizar os seus sonhos olímpicos nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026. A paixão da Itália pelo desporto, suas paisagens icónicas, cultura, moda e gastronomia proporcionarão um cenário incrível para que eles mostrem seus talentos.
As performances dos atletas e o novo espírito italiano de Milão-Cortina conectarão as pessoas por meio de momentos desportivos inspiradores e emocionantes, permeados pela paixão e pela famosa hospitalidade italiana, fazendo com que as pessoas se apaixonem pela Itália e pelos desportos de inverno novamente.
Os atletas portgueses presentes são Vanina Guerillot - Esqui Alpino, Emeric Guerillot - Esqui Alpino e José Cabeça - Esqui de fundo, que vão atuar nos dias a seguir indicados:
10 fevereiro – Esqui de fundo – José Cabeça – Sprint Clássico – 08h55
11 fevereiro – Esqui Alpino – Emeric Guerillot – Super G – 10h30
13 fevereiro – Esqui de fundo – José Cabeça – 10km Estilo Livre – 10h45
14 fevereiro – Esqui Alpino – Emeric Guerillot – Slalom Gigante – 09h00
15 fevereiro – Esqui Alpino – Vanina Guerillot – Slalom Gigante – 09h00
16 fevereiro – Esqui Alpino – Emeric Guerillot – Slalom – 09h00
18 fevereiro – Esqui Alpino – Vanina Guerillot – Slalom – 09h00.
O Esqui de Fundo compete em Tesero, no coração do Vale di Fiemme, local que acolhe também o combinado nórdico.
O Esqui Alpino feminino tem base em Tofane, na zona de Cortina d’Ampezzo, que já recebeu a competição olímpica em 1956.
O Esqui Alpino masculino acontece em Bormio, na reconhecida zona esquiável de Stelvio, onde o esqui de montanha fará também a sua estreia olímpica.
Competições que poderão ser seguidas através da RTP.
Todas as informações sobre a participação da Equipa Portugal estarão disponíveis nas plataformas do Comité Olímpico de Portugal:
Site | Facebook | Instagram | TikTok | X | APP





