Pedro Afonso foi a figura maior entre os portugueses no BAUHAUS Junioren Gala (Meeting Internacional de Juniores), em Mannheim (Alemanha), ao bater o recorde nacional de juniores dos 200 metros, conquistando a medalha de prata.
O recordista nacional sub-20 foi o vencedor da quarta série dos 200 metros, com a marca de 20,68 segundos (v: -0,9 m/s), retirando um décimo ao recorde anterior, que já lhe pertencia, sendo apenas superado pelo vencedor da primeira série, o sul-africano Leendert Koekemoer, com 20,34 (v: +1,3 m/s), que bateu o recorde do meeting.
A marca de Pedro Afonso deixa-o no quinto lugar dos melhores portugueses de sempre, em termos absolutos, e é o segundo europeu nas listas europeias deste ano no seu escalão. Na mesma prova, Miguel Villamudria correu em 21,93 segundos e João Mota em 21,96 segundos.
À beira do pódio ficou Tatiana Pereira, sendo quarta no salto em comprimento, com 5,88 metros. Nos 400 metros barreiras, Cristina Neves conseguiu a sua melhor marca deste ano ao chegar à meta em 60,88 segundos.
Sporting campeão nacional de Sub-18
Terminaram hoje os 76os Campeonatos Nacionais de Sub-18, realizados no Complexo Desportivo Fernando Mamede. Esta prestigiada competição foi organizada pela Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), em colaboração com a Associação de Atletismo de Beja e o Município de Beja.
O Sporting Clube de Portugal sagrou-se vencedor dos 76os Campeonatos Nacionais de Sub-18, tanto no masculino como no feminino, competições realizadas no Complexo Desportivo Fernando Mamede em Beja.
Classificações finais:
Masculinos:
1.º Sporting Clube de Portugal – 154 pontos
2.º Juventude Vidigalense – 102 pontos
3.º Clube de Atletismo do Porto – 91 pontos
Femininos:
1.º Sporting Clube de Portugal – 170 pontos
2.º Juventude Vidigalense – 99,5 pontos
3.º Clube de Atletismo do Porto – 78 pontos
Paulo Reis, coordenador de Atletismo do Sporting Clube de Portugal, comentou que “é um motivo de grande orgulho e realização. O Sporting fez uma aposta muito forte nos escalões de formação, procurando reunir uma equipa técnica competente, experiente e diversificada, com técnicos especialistas em todas as áreas do atletismo. Obviamente, este trabalho já está a dar frutos: os sub-16 tiveram um excelente campeonato, hoje os sub-18 correram muito bem e, no próximo fim de semana, vamos ter os campeonatos sub-23, onde vamos tentar repetir o feito alcançado aqui em Beja, tanto no masculino como no feminino”.
A jornada foi particularmente exigente devido à onda de calor que afetou todo o país. Contudo, a organização assegurou todas as condições necessárias, disponibilizando diversos pontos de água e áreas com chuveiros espalhados por todo o recinto, permitindo que os atletas se pudessem refrescar e recuperar do esforço.
A superatleta Mariana Moreira, a representar a União Desportiva de Várzea, alcançou nada menos do que oito recordes nacionais e conquistou quatro vitórias consecutivas nos 800 e nos 1500 metros, nos anos de 2022, 2023, 2024 e 2025? Trata-se de um feito notável que entrará para a história do atletismo nacional.
Na prova dos 100 metros barreiras (0,76), a atleta Madalena Sampaio, representando o AFS, registou a excelente marca de 13,44 segundos, superando o anterior recorde de 13,58 segundos pertencente a Marisa Carvalho.
No triplo salto, a atleta Anamar Jorge, do JIR, alcançou a grande marca de 12,53 metros, ultrapassando o recorde anterior de 12,39 metros detido por Lucinda Gomes.
Nas estafetas medley:Masculinos:
A vitória foi para a equipa do Centro de Atletismo do Porto, constituída pelos atletas Paulo Albieri, Samuel Rocha, Gil Martins e Raphael Pereira. A equipa bateu o recorde com a marca de 2’00,03’, superando a anterior melhor marca de 2’18,88’ pertencente à Juventude Vidigalense.
Femininos:
O Sporting Clube de Portugal sagrou-se vencedor, com a equipa formada pelas atletas Maria Leonor Mendes, Lara Nunes, Diana Indeque e Margarida Oliveira. O tempo registado foi de 2’15,70’, superando o recorde anterior de 2’18,88’ do Maratona CP.
Nacionais de Trail Ultra em Viana do Castelo
Inseridos no Ultra Trail de Santa Luzia, em Viana do Castelo, os Campeonatos Nacionais de Trail Ultra realizaram-se este fim-de-semana, com Bruno Silva e Ana Rodrigues a subirem ao lugar mais alto do pódio.
Bruno Silva, da Furfour Running Project, cumpriu o percurso de 48 km com 2018 metros de desnível positivo, em 4h13m35s, sagrando-se, assim, Campeão Nacional de Trail Ultra. Do lado feminino, a mais rápida foi Ana Rodrigues, da Saca Trilhos Anadia, com o tempo de 4h53m00s, levando o título de Campeã Nacional de Trail Ultra e ainda o top-20 da geral (18.ª posição).
O pódio masculino discutiu-se ao segundo, com o segundo e terceiro classificados, respetivamente, Nuno Campos, também da Furfour Running Project; e João Ferreira, da Airórun, a cortarem a meta 25 e 28 segundos depois do primeiro classificado.
Do lado feminino, Marisa Vieira e Carla Pedreira, ambas a competir como individual, garantiram, respetivamente o segundo e terceiro lugares, em 4.58.27 e 4.59.52.
Coletivamente, a Furfour Running Project foi a equipa vencedora no setor masculino, seguida pela Runners do Demo e Clube Desportivo de Espite. No setor feminino, a vitória coletiva sorriu à equipa Saca Trilhos Anadia, com as equipas Runners do Demo e Clube Desportivo Feirense a fecharem o pódio, respetivamente na segunda e terceira posições.