A participação portuguesa no Campeonato da Europa de Boccia, que está a decorrer em Zagreb, Croácia, salda-se, para já, por um assinalável desempenho, com os atletas nacionais a arrecadarem um total de seis medalhas, duas das quais de ouro.
Carla Oliveira (BC4) e José Gonçalves (BC3) sagraram-se campeões europeus, elevando o nome de Portugal ao mais alto nível da modalidade. Carla Oliveira venceu a final frente à húngara Alexandra Szabo por 4-2, enquanto José Gonçalves triunfou por 6-1 sobre o compatriota Diogo Castro, que garantiu, assim, a medalha de prata na mesma classe.
O excelente desempenho luso foi ainda reforçado com os títulos de vice-campeões europeus conquistados por André Ramos (BC1), Diogo Castro (BC3) e Paulo Cardoso (BC4).
A fechar o quadro de distinções, David Araújo conquistou a medalha de bronze, após vencer o encontro de atribuição do 3.º lugar frente ao belga Francis Rombouts (6-2).
Este conjunto de resultados reforça a excelência do boccia português no panorama europeu, sublinhando o compromisso, talento, dedicação e excelência dos nossos atletas.
Atletas portugueses que tinham começado da melhor maneira o Europeu de Boccia, que se iniciou na quinta-feira passada, em Zagreb (Croácia), porquanto conseguiram oito vitórias nos doze jogos realizados.
Os resultados foram os seguintes:
BC1
André Ramos vs. Alvaro Ballesteros – 7-0
BC2
Cristina Gonçalves vs. Tina Pinxten – 5-3
Ana Correia vs. Evie Pruvost – 11-0
David Araújo x Rastislav Kurilak – 6-2
BC3
Joana Pereira vs. Havva Alyrt – 5-8
Jules Menard vs. Diogo Castro – 2-4
José Gonçalves vs. Christoffer Hagdahl – 2-4
BC4
Carla Oliveira vs. Fiona Muirhead – 6-1
Stephen Mcguire vs. Domingos Vieira – 8-3
Dorian Decarme vs. Domingos Vieira – 5-2
Davor Komar vs. Paulo Cardoso – 1-11
Radek Prochazka vs. Domingos Vieira – 4-5