Alegria e entusiasmo na apresentação da Equipa Portugal que vai participar no Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE) Skopje 2025, de 20 a 26 deste mês de julho, com uma comitiva de 67 jovens atletas portugueses para competir em onze modalidades/disciplinas.
O palco (locais de competição) será nas cidades de Skopje e Kumanovo (Macedónia do Norte) e em Osijek (Croácia), no caso da Ginástica Artística, integrados na Missão organizada pelo Comité Olímpico de Portugal.
Horas antes da partida (ontem), no Aeroporto de Lisboa, inspirada por Nelson Évora, Sérgio Paulinho e Fernando Pimenta, atletas com medalhas conquistadas em Jogos Olímpicos e também no FOJE, nomeados embaixadores junto dos jovens atletas, a Equipa Portugal recebeu simbolicamente, disciplina a disciplina, a Bandeira Nacional que transportará até à Macedónia do Norte.
Portugal apresenta-se com 26 atletas femininas e 41 masculinos a competir, que se indicam:
Andebol – Equipa masculina (15 atletas): Alexandre Moreira, André Sousa, Dário Ursu, Francisco Cardoso, Gonçalo Oliveira, João Salvador, Martim Fernandes, Miguel Figueiredo, Pedro Neves, Rodrigo Machado, Santiago Póvoas, Serafim Marie, Simão Gonçalves, Vasco Conceição e Vicente Almeida
Atletismo – (9 masculinos + 8 femininos): Afonso Gomes, Ana Sofia Santos, Anamar Jorge, Bernardo Pancas, Carolina Ventura, David Moura, David Pereira, João Matos, Madalena Sampaio, Margarida Oliveira, Maria Jesus, Mariana Moreira, Pedro Vieira, Raphael Pereira, Sara Ferreira, Tiago Dekie e Tiago Matos
Badminton – (1 masculino + 1 feminino): César Rodrigues e Maribel Sousa
Canoagem Slalom – (2 masculinos + 1 feminino): Manuel Gonçalves, Sara Ferreira e Simão César
Ciclismo BTT – (1 masculino + 1 feminino): Inês Fonseca e Rafael Inácio
Ciclismo Estrada – (3 masculinos + 3 femininos): Afonso Silva, Bárbara Santos, Francisco Cardoso, Juliana Gonçalves, Marta Esteves e Simão Pedrosa
Ginástica Artística – (2 femininos): Ema Oliveira e Núria Emídio
Judo – (3 masculinos + 5 femininos): Afonso Reis, Bernardo Cunha, Guilherme Tavares, Joana Moreira, Margarida Ferreira, Maria Xavier, Mariana Pereira, Rita Lourenço
Natação – (4 masculinos + 4 femininos): Camila Marcelo, Carolina Taveira, David Almeida, Leonor Cardeal, Matilde Carvalho, Renato Mimoso, Rodolfo Alecrim e Tomás Gonçalves
Taekwondo – (1 masculino + 1 feminino): Ana Adrego e Pedro Mendonça
Ténis de Mesa – (1 masculino + 1 feminino): Carlos Gonçalves e Júlia Leal
Na oportunidade, Catarina Monteiro, chefe de Missão, anunciou ter escolhido para porta-estandartes na Cerimónia de Abertura que ocorrerá no domingo a atleta feminina mais velha da delegação, em sinal de reconhecimento pela sua maior experiência e simbolizando a maturidade e liderança no seio da equipa - Madalena Sampaio, do Atletismo; e o atleta masculino mais novo da delegação, representando o entusiasmo, a renovação e o futuro do desporto nacional - Rafael Inácio, do Ciclismo de Montanha.
Na apresentação, Catarina Monteiro sublinhou, na presença de toda a Equipa, que “este momento marca o início de uma experiência única e transformadora para os jovens atletas”, pois “o FOJE não é apenas uma competição”, disse. “É um espaço de encontro entre talento, esforço e sonho. É o reconhecimento do vosso trabalho, da vossa persistência e da paixão que colocam todos os dias na vossa prática desportiva.”
A chefe da Missão de Portugal ao FOJE desafiou os jovens atletas a darem o melhor de si próprios numa oportunidade única no seu percurso desportivo: “Em Skopje vão competir com os melhores da Europa, mas também vão fazer amizades, partilhar culturas e viver momentos que recordarão para sempre. Representar Portugal é uma honra – sintam o orgulho de uma nação em cada prova, em cada gesto. Compitam com fair play, com ambição e com alegria. Acima de tudo, aproveitem todos os momentos e deixem o vosso talento brilhar!”, concluiu.
Emanuel Silva, presidente da Comissão de Atletas Olímpicos e membro da Comissão Executiva do COP, medalha de prata (Canoagem, K2 1000) nos Jogos Olímpicos Londres 2012, que vai estar a acompanhar a Missão da Equipa Portugal na Macedónia do Norte, também deixou palavras de estímulo aos jovens atletas portugueses. “O FOJE é mais do que uma competição. É uma escola de valores, de superação e de crescimento”, referiu, tendo lembrado os atletas de referência que já estiveram no evento multidesportivo. “Muitos dos nossos grandes campeões deram aqui os primeiros passos em provas internacionais. Exemplos como o Fernando Pimenta, o Nelson Évora ou o Sérgio Paulinho – todos medalhados em Jogos Olímpicos – passaram por esta mesma experiência. Que possam ser uma inspiração para todos vocês.”
O presidente do COP, Fernando Gomes, estimulou os jovens atletas da Equipa Portugal a tirarem consequências da participação no FOJE. “Que aprendam nesta participação aquilo que é essencial numa participação desportiva, o entusiasmo, a dedicação, o frenesim, a conquista, e que seja a primeira experiência de muitas experiências futuras em que possam vir a ganhar medalhas”.
Fernando Gomes deixou igualmente uma garantia quanto à missão que tem no COP: “Da nossa parte, tudo estamos a fazer para proporcionar as melhores condições possíveis de preparação. O atleta está no centro das nossas preocupações.”
Desejando felicidades à Missão, fez um apelo final: “Que tenham orgulho em fazer parte da Equipa Portugal! Tudo vão fazer para engrandecer o nome de Portugal. Aproveitem esta oportunidade única.”
A secretária de Estado Adjunta da Juventude e da Igualdade, Carla Rodrigues, a representar o Governo de Portugal na cerimónia, deixou palavras de reconhecimento à Equipa Portugal, na hora da apresentação, tendo afirmado que “celebramos o momento que simboliza o que Portugal tem de melhor, o talento, o esforço, a dedicação, o espírito de equipa e uma vontade imensa de ir mais longe. Em cada um de vós vemos o reflexo de um País que acredita no valor do trabalho, no poder do sonho e na força do desporto como um espaço de superação, de partilha e de crescimento.”
Dirigindo-se diretamente aos atletas, disse que “a vossa participação no FOJE é já uma vitória, é a afirmação clara de que a juventude portuguesa está pronta para marcar presença nos grandes palcos internacionais. Em nome do Governo quero deixar uma palavra de profundo reconhecimento pelo caminho que cada um e cada uma de vós construiu até chegar aqui”, tendo concluído com uma mensagem de apoio: “Portugal está convosco. Boa sorte, Equipa Portugal.”
O maior evento multidisciplinar da Europa para jovens entre os 14 e os 18 anos receberá, na edição de 2025, mais de 4000 atletas e oficiais oriundos de 49 países e, pela primeira vez num FOJE, uma Equipa de Refugiados, num total de 15 modalidades/disciplinas, com os Valores Olímpicos da Excelência, Respeito e Amizade como foco.
A cidade de Skopje receberá as competições de Andebol, Atletismo, Badminton, Basquetebol 3×3, Canoagem Slalom, Judo, Natação, Taekwondo, Tiro, Ténis de Mesa e Voleibol, assim como as Cerimónias de Abertura e Encerramento. Kumanovo, cidade vizinha de Skopje, organizará o torneio de Basquetebol e as provas de Ciclismo BTT e Ciclismo de Estrada. Já a Ginástica Artística será disputada em Osijek, na Croácia.