Segunda-feira 28 de Julho de 2025

Três medalhas de ouro para o Boccia a fechar os EPYG 2025

CPP-JogosJuventudeEuropeia-Adaptado--27-07-2025

CPP

O Boccia português viveu este domingo, nos Jogos Europeus da Juventude, em Istambul, momentos de excelência, com Francisco Gouveia, Luís Caravana Costa e Rafael Viriato a conquistaram o ouro nas respetivas finais individuais.

Em BC1, Francisco Gouveia assinou uma campanha notável, vencendo todos os seis jogos disputados e sofrendo apenas sete pontos e marcando 48 ao longo da competição. Na final, bateu o italiano Riccardo Zanella por 6-0, depois de ter ultrapassado o checo Adam Kriz, nas meias-finais, por 7-2.

Em BC3, Luís Caravana Costa também garantiu o ouro ao vencer, na final, o austríaco Christian Schimpl, por 4-1, repetindo o triunfo que já havia alcançado frente ao mesmo adversário na fase de grupos. Para chegar à final, Luís Caravana Costa, que também assinou desempenho imaculado, ganhando os seis jogos que disputou, com 40 pontos marcados e apenas seis consentidos, superou a compatriota Alice Moreira, na meia-final, por 4-2 – no jogo de atribuição dos 3.º/4.º lugares, a jovem atleta perdeu com o esloveno Bor Tit Jerlah, por 3-6.

Em BC4, Rafael Viriato protagonizou uma final épica com o croata Marín Govorko, que o tinha vencido na fase de grupos. Após estar em desvantagem por 3-5, Rafael operou uma reviravolta decisiva com um parcial de 4-0 no último período, fechando a partida com um 7-5 e conquistando a medalha de ouro. O acesso à final foi garantido com uma vitória, por 4-3, sobre o húngaro Gergő Gigacz, numa meia-final também muito equilibrada.

Estas três medalhas de ouro, que se juntam à medalha de prata conquistada pelo Basquetebol em Cadeira de Rodas e às sete ganhas pelo Atletismo – três de ouro, duas de prata e duas de bronze – nesta competição, refletem o talento, determinação e excelência dos jovens atletas portugueses.

Neste domingo também, o atletismo voltou a ser de sucesso para os jovens portugueses que conquistaram mais três medalhas, por Daniel António (ouro), Tiago Ramos (prata) e Leonardo Silva (bronze). No total, Portugal conquistou sete medalhas, três de ouro, duas de prata e duas de bronze.

A medalha de ouro foi conquistada por Daniel António, na prova de 400 metros T20, que cortou a meta em 49,91 segundos. Na mesma final, Leandro Freitas foi quarto classificado (54,73 segundos).

A medalha de prata foi conquistada por Tiago Ramos, no salto em comprimento T13 e 20, com a marca de 6,43 metros.

Quanto à medalha de bronze, foi conquistada no lançamento do peso F13, 20 e 64 sub-20, com Leonardo Silva a alcançar 11,05 metros.

O medalhado de ouro da véspera, António Santos, foi quinto classificado na prova de 400 metros T37,38,46 e 47 (com a marca de 54,70 segundos).

© 2025 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.